Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2927
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JaquelineDiasdeAlmeida.pdf939 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão do aluno com deficiência auditiva : um desafio à família e aos profissionais da educação
Autor(es): Almeida, Jaqueline Dias de
Orientador(es): Mieto, Gabriela Sousa de Melo
Assunto: Inclusão escolar
Surdos - educação
Lar e escola
Desenvolvimento humano
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 15-Fev-2012
Referência: ALMEIDA, Jaqueline Dias de. Inclusão do aluno com deficiência auditiva: um desafio à família e aos profissionais da educação. 2011. 74 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo teve como finalidade apontar a importância do processo de inclusão, bem como entender como está sendo desenvolvido o trabalho com alunos surdos. Analisará e identificará também os fatores que influem no processo de inclusão. Os conteúdos curriculares estão permeados de diversas situações de linguagem e o aluno com deficiência auditiva acaba por ficar limitado na conquista da aprendizagem, se não for incluso de forma efetiva e competente. A temática a inclusão do aluno com deficiência auditiva como um desafio à família e aos profissionais da educação, buscou em um primeiro momento subsídios bibliográficos, partindo depois para a aplicação dos questionários, com o objetivo de salientar a importância de uma inclusão de qualidade. Foram escolhidas três intérpretes, um aluno surdo e os pais desse aluno para serem ouvidos, dando então subsídios aos objetivos propostos neste trabalho monográfico. A pesquisa foi norteada por uma análise qualitativa. Todos os profissionais participantes possuem mais de cinco anos de efetivo exercício na área de educação. Os pais do aluno têm formação acadêmica, sendo o pai funcionário público e a mãe professora de Língua Portuguesa em escola particular. As escolas escolhidas como universo da pesquisa são duas da rede pública e uma da rede particular de ensino. Essa pesquisa foi ancorada na reflexão de que para uma construção de uma escola inclusiva, que respeita e valoriza a diversidade, são necessários investimentos que busquem a inovação, e a eficiência no processo de inclusão, buscando principalmente a formação dos profissionais da educação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons