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dc.contributor.advisorBaraldi, Solange-
dc.contributor.authorSilva, Karina Líbia Mendes da-
dc.identifier.citationSILVA, Karina Líbia Mendes da. Manejo dos professores frente aos alunos com Diabetes Mellitus tipo 1 de escolas públicas da primeira etapa do ensino fundamental. 2019. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO diabetes mellitus (DM1) atinge 88 mil crianças no Brasil, sendo uma das doenças crônicas mais prevalentes na idade escolar, no entanto o seu manejo dentro deste ambiente específico é pouco descrito na literatura nacional. Este estudo objetivou descrever o grau de conhecimento de professores, no manejo de situações com crianças portadoras de DM1, em escolas públicas do ensino fundamental. Estudo de base epidemiológico transversal descritivo, com aplicação de questionário validado contendo quatro categorias: Dados de Identificação, Conhecimentos sobre DM1, Manejo dos educadores na presença de uma criança diabética na escola e Manejo do DM1 pela instituição. Os dados foram coletados entre dezembro de 2018 e março de 2019, totalizando 151 professores. A maioria dos entrevistados são do sexo feminino; consideraram seu conhecimento pouco suficiente quanto à doença e ao manejo das situações de descompensação glicêmica; 31,13% desses referiram ser orientados sobre a ocorrência da doença na escola; 69.54% relataram que a alimentação ofertada é padronizada para todas as crianças. Portanto, é necessário aprimorar ações institucionais para melhorar qualificação e comunicação junto aos professores quanto ao manejo de situações que envolvem os escolares com DM1.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiabetes em criançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - doençaspt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordCuidados de saúdept_BR
dc.titleManejo dos professores frente aos alunos com Diabetes Mellitus tipo 1 de escolas públicas da primeira etapa do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeachers' management in front of students with Type 1 Diabetes Mellitus from public schools in the first stage of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-23T14:23:37Z-
dc.date.available2021-11-23T14:23:37Z-
dc.date.submitted2019-
dc.description2Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29245-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoPacheco, Ana Paula Franco-
dc.description.abstract1Diabetes mellitus (DM1) affects 88 thousand children in Brazil, being one of the most prevalent chronic diseases at school age, however its management within this specific environment is little described in the national literature. This study aimed to describe the teachers' level of knowledge in the management of situations with children with DM1 in public elementary schools. Descriptive cross-sectional epidemiological study, with application of a validated questionnaire containing four categories: Identification Data, Knowledge of DM1, Management of educators in the presence of a diabetic child in school, and Management of DM1 by the institution. Data were collected between December 2018 and March 2019, totaling 151 teachers. Most respondents are female; they considered their knowledge insufficient as to the pathology and management of situations of glycemic decompensation; 31.13% of these report being advised about the occurrence of the disease at school; 69.54% reported that the diet offered is standardized for all children. Therefore, it is necessary to improve institutional actions to improve qualification and communication with teachers regarding the management of situations involving students with DM1.pt_BR
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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