Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ClaraAbreuRamos_tcc.pdf351,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Expressão da incerteza na doença : a perspectiva dos familiares de pacientes com câncer
Autor(es): Ramos, Clara Abreu
Orientador(es): Jesus, Cristine Alves Costa de
Coorientador(es): Pinho, Diana Lúcia Moura
Assunto: Oncologia
Câncer - aspectos psicológicos
Câncer - pacientes e família
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 18-Nov-2021
Referência: RAMOS, Clara Abreu. Expressão da incerteza na doença: a perspectiva dos familiares de pacientes com câncer. 2019. 32 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O diagnóstico de câncer provoca mudanças no contexto familiar, colocando em evidência a necessidade de reorganização desse contexto com objetivo de suprir a demanda tanto da pessoa doente quanto dos familiares. O medo é um sentimento que acompanha os familiares e pacientes com câncer, é percebido como uma ameaça frente ao desconhecido e, depende da forma como estes processam cognitivamente as suas concepções relacionadas à doença. A incerteza pode ter impacto negativo sobre a qualidade de vida e satisfação de relações familiares. Objetivo: Analisar como se expressa a incerteza na doença vivenciadas por familiares/cuidadores de pacientes com câncer. Método: Tratase de um estudo do tipo Revisão Sistemática da literatura. A busca foi realizada em três bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES, sendo elas: 1) Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE); 2) Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e 3) PubMed Central (PMC). No período de 2009 a 2019. Foram incluídos os estudos que atenderam os critérios de inclusão estabelecidos pelos autores, como: publicação com revisão por pares, resultados de estudos empíricos, em português, inglês e espanhol. As palavras utilizadas na busca foram: “incerteza”, “câncer”, “familiar” / “cuidador”. Resultados: Foram incluídos sete estudos, quatro utilizaram abordagem qualitativa e três quantitativo do tipo estudo clínico randomizado. Os estudos envolviam pacientes com câncer de próstata, câncer de tireóide/ microcarcinoma papilar, câncer incurável, e um não foi especificado. A expressão da incerteza envolvia as seguintes temáticas: luto antecipatório; necessidade de suporte psicossocial; comunicação (qualidade da informação); incerteza na doença ou tratamento; experiência do fim da vida e sentimentos no papel do cuidador familiar. Conclusão: A Associação dos estudos evidenciou que a qualidade das informações e a necessidade de apoio dos profissionais da saúde, podem influenciar no desenvolvimento da incerteza. E quando a incerteza se adentra no indivíduo, pode a partir de sentimentos subjetivos da antecipação do luto, influenciar também no processo de comunicação, na tomada de decisão sobre o tratamento, na incerteza sobre o futuro e no gerenciamento das emoções.
Abstract: Introdução: O diagnóstico de câncer provoca mudanças no contexto familiar, colocando em evidência a necessidade de reorganização desse contexto com objetivo de suprir a demanda tanto da pessoa doente quanto dos familiares. O medo é um sentimento que acompanha os familiares e pacientes com câncer, é percebido como uma ameaça frente ao desconhecido e, depende da forma como estes processam cognitivamente as suas concepções relacionadas à doença. A incerteza pode ter impacto negativo sobre a qualidade de vida e satisfação de relações familiares. Objetivo: Analisar como se expressa a incerteza na doença vivenciadas por familiares/cuidadores de pacientes com câncer. Método: Tratase de um estudo do tipo Revisão Sistemática da literatura. A busca foi realizada em três bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES, sendo elas: 1) Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE); 2) Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e 3) PubMed Central (PMC). No período de 2009 a 2019. Foram incluídos os estudos que atenderam os critérios de inclusão estabelecidos pelos autores, como: publicação com revisão por pares, resultados de estudos empíricos, em português, inglês e espanhol. As palavras utilizadas na busca foram: “incerteza”, “câncer”, “familiar” / “cuidador”. Resultados: Foram incluídos sete estudos, quatro utilizaram abordagem qualitativa e três quantitativo do tipo estudo clínico randomizado. Os estudos envolviam pacientes com câncer de próstata, câncer de tireóide/ microcarcinoma papilar, câncer incurável, e um não foi especificado. A expressão da incerteza envolvia as seguintes temáticas: luto antecipatório; necessidade de suporte psicossocial; comunicação (qualidade da informação); incerteza na doença ou tratamento; experiência do fim da vida e sentimentos no papel do cuidador familiar. Conclusão: A Associação dos estudos evidenciou que a qualidade das informações e a necessidade de apoio dos profissionais da saúde, podem influenciar no desenvolvimento da incerteza. E quando a incerteza se adentra no indivíduo, pode a partir de sentimentos subjetivos da antecipação do luto, influenciar também no processo de comunicação, na tomada de decisão sobre o tratamento, na incerteza sobre o futuro e no gerenciamento das emoções.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.