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Título: O impacto da adequação curricular no processo de inclusão dos alunos com autismo
Autor(es): Silva, Dilma Inês Lucas da
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Autismo em crianças
Currículo escolar
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 14-Fev-2012
Referência: SILVA, Dilma Inês Lucas da. O impacto da adequação curricular no processo de inclusão dos alunos com autismo. 2011. 70 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho discutiu a respeito da adequação curricular no processo de inclusão dos alunos com autismo e teve como objetivo geral justamente compreender o impacto da adequação realizada para um aluno autista específico matriculado numa escola pública de Brasília- Distrito Federal. A pesquisa teve caráter qualitativo e a entrevista semi-estruturada foi instrumento utilizado para a coleta de informações. Participou deste estudo uma professora do 2° ano do ensino fundamental. Antes de partir para a entrevista foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema e, em seguida, a análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Os resultados obtidos a partir da pesquisa indicam três fatores relevantes que, aliados ao processo de adequação curricular, são de fundamental importância para garantir uma efetiva inclusão do aluno especial. O primeiro deles é a formação do professor a qual deve acontecer de forma continuada. Outro aspecto essencial é que deve ser sempre reservado um tempo para o planejamento de atividades específicas destinadas ao aluno especial, sendo a ficha de adequação curricular a norteadora desse processo. Por último, é importante o envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de inclusão. Apesar de não ter sido alcançado tudo o que foi previsto, pôde se concluir que a adequação curricular foi uma ferramenta que contribuiu substancialmente para a inclusão do aluno. Por meio dela possibilitou-se um planejamento específico com adequação de objetivos e conteúdos, uma melhor organização do espaço e do tempo, a adoção de metodologias mais simplificadas e uma avaliação diferenciada. Tudo isso gerou mais autonomia para o aluno, facilitou a aquisição de habilidades e competências e, principalmente, oportunizou a ele a convivência entre pessoas com diferentes níveis de desenvolvimento.
Abstract: This work discussed about the adaptation of curriculum in the process of inclusion of students with autism and aimed to precisely understand the impact of adaptation for a specific autistic student enrolled in a public school in the Brasília- Federal District. The research was qualitative and the semi-structured instrument was used to collect information. In the study participated a teacher of 2nd grade of an elementary school. Before leaving to the interview, was conducted a literature review on the subject and then analyzing the school's Educational Policy Project. The results from the survey indicate that three relevant factors, combined with the process of adapting the curriculum, are essential to ensure the effective inclusion of special student. The first is the education of teachers which should happen continuously. Other key point is that should always be considered a time for planning specific activities for the special student, and the form of curricular adjustment to guiding this process. Finally, it is important that the involvement of the whole school community in the process of inclusion. Despite not having achieved everything that was predicted, could be concluded that the adaptation of curriculum was a skill that has contributed substantially to the inclusion of student. Through it is possible to fit a specific plan with objectives and content, better organization of space and time, the adoption of simpler procedures and a different evaluate. All this led to more autonomy for the student, facilitated the acquisition of skills and competencies and, above all, giving the students the relationship between people with different levels of development.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2915
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