Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2914
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SulamarSnaiderLoreto.pdf545,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação inclusiva de jovens e adultos : saberes constituídos no chão da escola
Autor(es): Loreto, Sulamar Snaider
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores de educação especial - formação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 14-Fev-2012
Referência: LORETO, Sulamar Snaider. Educação inclusiva de jovens e adultos: saberes constituídos no chão da escola. 2011. 53 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Situa-se esta pesquisa no contexto do Município de Vitória, Capital do Espírito Santo, em uma das escolas do sistema municipal situada em um bairro considerado de periferia. Traçamos como objetivo principal analisar a prática pedagógica do professor regente que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do professor especialista na área de deficiência mental nessa modalidade de ensino. Para melhor estruturamos nosso estudo, elaboramos objetivos outros aos quais chamamos de específicos que são norteadores das questões que serão vislumbradas ao longo de nossa permanência no lócus da pesquisa: quais são as concepções que esses profissionais têm sobre a inclusão escolar de alunos com NEE? Quais as principais dificuldades/desafios desses profissionais no cotidiano escolar? Quais as possibilidades de parceria entre esses dois profissionais? A metodologia de pesquisa apóia na análise de conteúdo/documental como primeiro passo a ser realizado neste estudo. Logo após, procede à organização dos dados documentais, tece a observação no contexto pela ação colaborativa, pressupondo a ação conjunta entre o pesquisador e a escola pesquisada. Para tanto, urdiu fios com os professores do 1º Segmento, trançou outros fios na roda de conversas, abordou a formação de professores pelo viés da política instituída, acreditando ser no lócus da instituição escolar, por meio do outro e com o outro que o sujeito se forma e é formador. Foi, nos processos de formação continuada, que o movimento desta pesquisa procurou fomentar espaços/tempos para reflexão crítica sobre a Educação Especial praticada nesta unidade de ensino. Reflexão esta que se estendeu também sobre as ações realizadas no dia a dia da escola, tecendo a reflexão da própria ação, de forma a contribuir com outras possíveis práticas para a inclusão. Como resultados, interpretamos que a formação continuada em contexto escolar se configura como um fio necessário/possível para o educador potencializar suas práticas, amarrar seus conhecimentos teórico-práticos, constituir contextos de aprendizagem para todos os alunos. Foi constatado que é preciso uma política inclusiva por meio da parceria docente – professor regente e professor especialista-, inserindo a multissetorialidade (educação, saúde, transporte, geração de renda, lazer e moradia), efetivando a inclusão do jovem adolescente, do jovem adulto e das pessoas que são consideradas, somente, adultos com necessidade educacionais especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. ______________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons