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Título: Análise das campanhas do Ministério da Saúde de HIV/Aids entre os anos de 2014 a 2018
Autor(es): Gontijo, Bárbara Lima
Orientador(es): Bastos, Larissa Grandi Vaitsman
Assunto: Comunicação em saúde
HIV (Vírus)
AIDS (Doença) - prevenção
Ministério da Saúde
Data de apresentação: 19-Mai-2021
Data de publicação: 5-Nov-2021
Referência: GONTIJO, Bárbara Lima. Análise das campanhas do Ministério da Saúde de HIV/Aids entre os anos de 2014 a 2018. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2021.
Resumo: Esse trabalho buscou analisar as campanhas de saúde de Carnaval dos anos de 2014 a 2018, no que diz respeito à comunicação em saúde, tendo como objeto de estudo os cartazes de prevenção ao HIV/Aids produzidos pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde (MS). O estudo procurou compreender o papel das campanhas, assim como discutir os elementos essenciais trazidos nos cartazes pelo MS para mudança de comportamento dos indivíduos e a queda no número anual de casos de Aids no Brasil, no mesmo período analisado. Realizou-se uma análise de conteúdo através da categorização do personagem e cenário, slogan, texto complementar e elementos diversos de cada campanha. Possibilitando compreender que os aspectos relacionados ao uso do preservativo têm grande relevância, ao passo que a individualização do cuidado vem sendo ponto focal também sob a lógica de se testar. Nota-se a oferta de alternativas de prevenção, através do símbolo da prevenção combinada (PC), preservativo, teste e comprimido, ou de novas tecnologias como a e Profilaxia Pós Exposição (PEP).
Abstract: This work aimed to analyze the health campaigns of Carnaval from 2014 to 2018, with regard to health communication, having as object of study the HIV/Aids prevention posters produced by the Department of Chronic Diseases and Sexually Transmitted Infections of the Ministry of Health of Brazil. The study sought to understand the role of the campaigns, as well as to discuss the essential elements brought on the posters by the Ministry of Health of Brazil to change the behavior of individuals and the fall in the annual number of Aids cases in Brazil, in the same period analyzed. Content analysis was performed through the categorization of the character and scenario, slogan, complementary text and diverse elements of each campaign. It makes it possible to understand that aspects related to condom use have great relevance, while the individualization of care has been a focal point also under the logic of testing. We note the offer of prevention alternatives, through the combined prevention symbol, condom, test and tablet, or new technologies such as Post Exposure Prophylaxis (PEP).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.
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