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Título: Por um fio de cabelo : a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda
Autor(es): Almeida, Fernanda Gonçalves de
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Racismo
Mulheres negras
Cabelo
Campanhas publicitárias
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 28-Out-2021
Referência: ALMEIDA, Fernanda Gonçalves de. Por um fio de cabelo: a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como a mulher de cabelos cacheados, crespos e ondulados é representada em campanhas publicitárias da marca Seda. Como referencial teórico, foram utilizadas discussões sobre temáticas de identidade no mundo globalizado e a homogeneização das mesmas, assim como ideias que envolvem questões raciais, a sociedade atual e o histórico da discriminação afrodescendente. Os procedimentos metodológicos foram feitos a partir de revisão bibliográfica e da Análise do Discurso (principalmente com base na vertente francesa) do histórico de lançamentos de produtos da marca e da campanha “Seda Co-criações: Sonhos incríveis demais para não serem realizados”. As principais conclusões estão ligadas à inclusão de corpos negros nas campanhas, pouca diversidade de gênero e um discurso que se baseia mais em conceitos do que na efetividade dos produtos.
Abstract: The objective of this present work is to comprehend how curly, coily and wavy hair women are represented in advertising campaigns of the brand Seda. As a theoretical reference, discussions involving identity in the globalized wold, the homogenization of them, as well as ideas that speak to racial subjects, the informational society and the history of afro-descendant discrimination were uses. The methodology applied came from literature review and from the concepts of Discourse Analysis (mostly the French strand) in the history of product launches and brand campaigns such as “Seda Co-criações: Sonhos incríveis demais para não serem realizados”. The main conclusion are related to the inclusion of back bodies in the advertisements, in the lack of gender diversity and in a discourse that has feelings as a base.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2021.
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