Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DiegoHenriqueSouzaDaSilva_tcc.pdf343,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS : a origem e cumprimento de sua missão institucional na atualidade
Outros títulos: Time of Service Guarantee Fund - FGTS : the origin and fulfillment of its institutional mission today
Autor(es): Silva, Diego Henrique Souza da
Orientador(es): Lucas, Vander Mendes
Assunto: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
Política econômica - Brasil
Proteção do trabalhador
Mercado de trabalho
Trabalhadores
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 25-Out-2021
Referência: SILVA, Diego Henrique Souza da. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS: a origem e cumprimento de sua missão institucional na atualidade. 2020. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O Fundo de Garantia por tempo de Serviço – FGTS possui significativa relevância ao Brasil e a cada um de seus habitantes. Desde a sua concepção, sofreu diversas alterações e atualmente tem sido utilizado, inclusive, como insumo de políticas econômicas. O presente trabalho tem como objetivo resgatar o contexto histórico e o objetivo inicial, quando da criação do fundo, com o anseio de identificar se essa proteção constitucional ao trabalhador sofre alterações que acompanham o ritmo de evolução do mercado de trabalho brasileiro, ou não. A conclusão é que o FGTS não deixa dúvidas sobre sua relevância não somente para os trabalhadores, mas também ao país como significativa fonte de investimento interno.
Abstract: The Service Time Guarantee Fund - FGTS has significant relevance to Brazil and to each of its inhabitants. Since its conception, it has undergone several changes and currently has been used, including, as input of economic policies. The present work aims to rescue the historical context and the initial objective, when creating the fund, with the yearning to identify if this constitutional protection to the worker suffers changes that accompany the evolution of the Brazilian labor market, or not. The conclusion is that the FGTS leaves no doubt about its relevance not only to workers, but also to the country as a significant source of internal investment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.