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Título: Práticas de educação financeira divulgadas por bancos no Brasil : estudo baseado nas recomendações da organização para a cooperação e desenvolvimento econômico
Autor(es): Zahn, Rayssa Guedes
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Educação financeira
Bancos
Estratégias empresariais
Banco Central do Brasil
Instituições financeiras
Data de apresentação: 7-Mai-2021
Data de publicação: 18-Out-2021
Referência: ZAHN, Rayssa Guedes. Práticas de educação financeira divulgadas por bancos no Brasil: estudo baseado nas recomendações da organização para a cooperação e desenvolvimento econômico. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi investigar o nível de divulgação das práticas de educação financeira adotadas por bancos atuantes no Brasil, com base nas recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Para tanto, foi realizado estudo de natureza descritiva, de caráter qualitativo quantitativo. A amostra é não probabilística por acessibilidade aos dados, composta por 30 bancos atuantes no Brasil, selecionados na data-base dezembro de 2019, a partir da base de dados IF.data do Banco Central do Brasil e da disponibilidade de dados na B3. A amostra é ordenada de forma decrescente, de acordo com o valor do ativo total (porte). Para tratamento dos dados, efetuou-se análise de conteúdo a partir de quadro formado por 14 indicadores associados a 2 dimensões, baseado nas referidas recomendações e complementado pela legislação brasileira relacionada, totalizando 420 observações. Para o alcance dos objetivos específicos deste trabalho, foram delimitadas como variáveis o porte (ativo total), o número de clientes, o tipo de controle e o tipo de listagem. Para tratamento dos dados oriundos das observações colhidas a respeito dos indicadores na análise de conteúdo, empregaram-se estatística descritiva e inferencial, com uso do Teste Binomial, Teste Qui-Quadrado, Teste Kolmogorov-Smirnov e Coeficiente de Correlação de Spearman. De maneira geral, os resultados mostraram que o percentual de presença dos indicadores representa 47,62% do total analisado, enquanto o percentual de indicadores ausentes representa 52,38% desse total. Na análise das dimensões verificou-se maior percentual de indicadores presentes na dimensão externa (64,29%) do que na dimensão interna (30,05%). No que tange às variáveis, verificou-se que o número de clientes, o tipo de controle e o tipo de listagem possuem relação significativa e/ou influência no percentual de presença dos indicadores dos bancos da amostra. Por sua vez, a variável porte não influenciou o percentual de indicadores presentes da amostra de bancos. O estudo contribui para evidenciar a condição brasileira relacionada às práticas de educação financeira divulgadas pelos bancos atuantes no Brasil, sob o prisma da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, além de identificar possíveis ações para majorar os percentuais dessas práticas e atingir os objetivos da estratégia nacional de educação financeira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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