Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28924
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThiagoRochaDePaiva_tcc.pdf3,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modificando algoritmos de adaptação do MPEG-DASH para utilização de informações extras providas por redes neurais
Autor(es): Paiva, Thiago Rocha de
Orientador(es): Bordim, Jacir Luiz
Assunto: Redes neurais (Computação)
MPEG (Padrão de codificação de vídeo)
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 15-Out-2021
Referência: PAIVA, Thiago Rocha de. Modificando algoritmos de adaptação do MPEG-DASH para utilização de informações extras providas por redes neurais. 2019. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O MPEG Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (MPEG-DASH) surge da necessidade de especificar um formato aberto e flexível de transmissão de vídeos que faça uso das pi- lhas de protocolos e infra-estruturas já existentes da web, e assim ser capaz de ser utilizado independente de plataformas proprietárias. Porém um fator que não é padronizado no MPEG-DASH é como ocorrem as decisões dos programas clientes sobre quais qualidades requerer, e a partir disso há o desafio de implementar um algoritmo de adaptação que equilibre métricas e obtenha uma melhor experiência para o usuário. Como forma de incre- mentar algoritmos já existentes, neste trabalho foi feito um estudo por meio de simulações com o ns-3 da modificação de algoritmos para que utilizem informações de tamanhos dos segmentos de vídeos geradas por meio de redes neurais. As redes neurais foram escolhidas por serem capazes de abstrair, a partir de dados de tamanhos já existentes, tamanhos de segmentos em outras taxas de codificação de vídeo. Os resultados mostraram que, apesar de não haver clara vantagem no uso das redes neurais para um escopo de vídeos limitado, há espaço para melhoras na abstração dos dados, e que os algoritmos FESTIVE e o PANDA tem uma divisão da banda entre múltiplos clientes mais justa.
Abstract: The MPEG Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (MPEG-DASH) emerge from the necessity of speficifying an open and flexible video transmission format which makes use of the already existing protocol stack and associated web infrastructure, and thus it is capable of running regardless of proprietary platforms. Despite that, a undocumented factor in MPEG-DASH is the decision process of client software regarding which quality to choose, and from that arises the challenge of implementing an adaptation algorithm which balances metrics and seeks a better user experience. As a way to improve existing algorithms, in this work a study was done through simulations in ns-3 about changes in algorithms in order to harness knowledge over segment sizes through neural networks. Neural networks were chosen due to being capable of abstracting segment sizes in other bitrates from existent data. The results have shown that, despite not having a clear advantagen when using neural networks faced with a limited video scope, there is room for improvement in data abstraction and that FESTIVE and PANDA have show more fairness in the bandwidth utilization.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.