Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JailsomLeandroSousa.pdf285,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Seção judiciária do Rio Grande do Norte : modelo organizacional e efetividade administrativa na percepção dos servidores
Autor(es): Sousa, Jailsom Leandro de
Orientador(es): Matias-Pereira, José
Assunto: Modelo organizacional
Efetividade administrativa
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 13-Fev-2012
Referência: SOUZA, Jailsom Leandro de. Seção judiciária do Rio Grande do Norte: modelo organizacional e efetividade administrativa na percepção dos servidores. 2010. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Nesta monografia, são tratados os temas modelos administrativos e padrões de efetividade administrativa aplicados a um órgão da justiça federal brasileira. O objetivo geral é identificar o modelo organizacional adotado na Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (SJRN) e a efetividade administrativa desse órgão na percepção de seus servidores. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma análise em uma amostra de 49 servidores lotados em Natal, de uma população então de 259 servidores lotados em toda a Seção Judiciária. Os dados empíricos foram coletados de julho a setembro de 2010 e processados e analisados estatisticamente. Os resultados indicaram a presença concomitante dos modelos Burocrático, Administração Pública Gerencial e Governo Empreendedor, com destaque para este último, além de algumas características do patrimonialismo. No quesito efetividade, apurou-se que as cinco atividades administrativas típicas escolhidas são em sua maioria avaliadas como eficazes, inefetivas e pouco eficientes. Com base nos resultados, foram apresentadas recomendações. Propõese a realização de novos estudos abrangendo a Seção Judiciária e as Subseções e um número maior de atividades administrativas. Palavras-chave: 1. Modelos Organizacionais. 2. Efetividade Administrativa. 3. Seção Judiciária do Rio Grande do Norte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2892
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons