Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2888
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IariaGuerradeAraujo.pdf641,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A competência na seleção de pessoas : estudo de caso no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Autor(es): Araújo, Iária Guerra de
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Pessoal - seleção e admissão
Administração de pessoal
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 13-Fev-2012
Referência: ARAÚJO, Iária Guerra de. A competência na seleção de pessoas: estudo de caso no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2011. 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Adminstração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo objetivou investigar a percepção dos gestores do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil acerca da eficácia do sistema de seleção de pessoas por competências. Justifica-se pelo fato da eminência do método nos modelos de gestão atuais, onde a função de recrutamento e seleção passa a ser compreendida como um processo de extensão da estratégia organizacional. A pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Quanto ao procedimento de coleta de dados, elaborou-se um roteiro de entrevista composto por onze questões semi-estruturadas. Os dados coletados foram submetidos à categorização e interpretação por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2008). Obteve-se, por meio da análise, a apreensão dos participantes acerca da competência como item essencial à tomada de decisão nos processos seletivos, bem como a eficácia da seleção por competências, no contexto da Organização estudada, para a melhoria dos processos de trabalho da área de recursos humanos e da Organização como um todo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.