Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GeovanaDaSilvaPereira_tcc.pdf702,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise comparativa da gestão escolar : situação de abandono no CED Fercal e CED Professor Carlos Ramos Mota
Autor(es): Pereira, Geovana da Silva
Orientador(es): Santos, Renata Callaça Gadioli dos
Assunto: Gestão escolar
Evasão escolar
Ensino médio
Estudantes
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 7-Out-2021
Referência: PEREIRA, Geovana da Silva. Análise comparativa da gestão escolar: situação de abandono no CED Fercal e CED Professor Carlos Ramos Mota. 2020. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Neste trabalho busca-se analisar comparativamente a gestão escolar do ensino médio público entre duas escolas do Distrito Federal (DF) sobre o abandono escolar. O objetivo geral é analisar a influência da liderança do gestor escolar na redução do abandono escolar no Centro Educacional Fercal e no Centro Educacional Professor Carlos Ramos Mota. Dessa forma, para que o objetivo do estudo pudesse ser alcançado, foi utilizado o método de análise histórica do abandono escolar em todas as escolas de ensino médio público do DF, no período de 2015 a 2019, com a finalidade de selecionar somente duas instituições. Procurou-se escolher uma que obtivesse o maior índice de abandono escolar e outra com o menor a fim de analisar comparativamente a gestão dessas escolas. Quanto à metodologia de pesquisa, foi aplicado uma abordagem mista, de cunho descritivo, com pesquisa documental, utilização de dados secundários, entrevistas semiestruturadas, com levantamento bibliográfico prévio. A pesquisa permitiu concluir que os gestores e toda a equipe da gestão escolar usam da busca ativa do aluno que abandona. Quando o jovem deixa de frequentar a organização de ensino, os gestores escolares busca se aproximar da família para entender as razões que o mantém sem estudar, fazendo uma orientação familiar. E a partir daí começa um trabalho de sensibilização para a importância de frequentar a escola e de confiança para conseguir desempenhar o seu papel como gestor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.