Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2881
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_GleyciSilvaBarbosa.pdf667,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise econômico-financeira : uma contribuição para a gestão empresarial no que tange à identificação de problemas relacionados à insolvência
Autor(es): Barbosa, Gleyci da Silva
Orientador(es): Xavier, Wilian Gomes
Assunto: Análise de gestão
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 13-Fev-2012
Referência: BARBOSA, Gleyci da Silva. Análise econômico-financeira: uma contribuição para a gestão empresarial no que tange à identificação de problemas relacionados à insolvência. 2010. 44 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A análise econômico-financeira constitui-se em um poderoso instrumento de controle para a gestão empresarial. Através dela é possível acompanhar as tendências da empresa, monitorar seu desempenho, corrigir rumos indesejados e projetar cenários futuros. As análises convencionais são realizadas a partir do calculo de índices, apurados através das Demonstrações Contábeis, dos quais contextualizam em grupos analíticos conforme sua essência. Por exemplo: índices específicos de liquidez, de rentabilidade, etc. Outras análises, porém, são obtidas por meio de modelos peculiares, onde abarca a perspectiva de uma cesta de informações, empregando vários tipos de grupos analíticos; como é o caso do modelo para a previsão de insolvência de Kanitz, adotado nesse trabalho. Partindo desse pressuposto, o objetivo desse trabalho adentrou as metodologias inerentes à análise econômico-financeira, com foco analítico na previsão da insolvência, buscando evidenciar se uma seleção de índices é realmente capaz de identificar direcionadores para tais problemas financeiros. Visando o alcance desse objetivo, foi selecionada a empresa União Brasileira de Educação e Ensino, onde se utilizou suas Demonstrações Contábeis relacionadas ao período de 2005 a 2009. Após o cálculo dos índices, bem como a aplicação da fórmula de Kanitz, pode-se alcançar o objetivo proposto nessa pesquisa. Constatou-se, portanto, que a análise não deve ser limitada apenas aos indicadores inerentes a um grupo específico (Liquidez), mas sim, adentrar a um conjunto de informações correlacionadas, como é o caso do termômetro de insolvência de Kanitz, onde abarca uma seleção de índices, contemplados em diversas vertentes (Liquidez, Rentabilidade e Endividamento). Conclui-se, portanto, que uma seleção de índices, desde que contemplados em diversas vertentes, produzidos através da análise econômico-financeira pode contribuir para identificar direcionadores para problemas financeiros, particularmente no que tange à insolvência. Tem-se, por conseguinte, que as técnicas intrínsecas à análise econômico-financeira contribuem para o apontamento de problemas relacionados à saúde financeira da empresa, corroborando, portanto, para a gestão empresarial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2881
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons