Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28802
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarizaAparecidaBragaDeMello_tcc.pdf499,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As pesquisas de satisfação online sob o olhar do consumidor
Autor(es): Mello, Mariza Aparecida Braga de
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Empresas - avaliação
Satisfação do consumidor
Consumidores - preferência
Data de apresentação: 12-Mai-2021
Data de publicação: 6-Out-2021
Referência: MELLO, Mariza Aparecida Braga de. As pesquisas de satisfação online sob o olhar do consumidor. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As pesquisas de satisfação são importantes ferramentas que permitem que as empresas conheçam seu desempenho de mercado através da coleta, análise e sistematização dos dados e que implementem ações corretivas visando a satisfação de seus clientes. Há muitos estudos acerca da relevância das pesquisas de satisfação, mas poucos são aqueles que tratam sobre como os consumidores as enxergam. Assim, o objetivo neste trabalho, é entender a percepção que os consumidores têm sobre as pesquisas de satisfação com a empresa, encaminhadas por meio online. Para alcançar o objetivo proposto foi realizado um levantamento com 170 respondentes, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, o questionário. Os resultados obtidos demonstraram que 94% dos participantes consideram as pesquisas de satisfação importantes e 81% indicaram sempre responder aos questionários. Os principais motivos elencados por eles para que as pessoas não respondam aos questionários de satisfação foram o desinteresse na pesquisa e o fato de os indivíduos não enxergarem valor na mesma. Por outro lado, a vontade das pessoas em relatarem suas experiências e perceberem a importância da pesquisa para a empresa são os dois maiores motivos geradores de respostas para os participantes. Os resultados também demonstraram que pessoas que leem as avaliações deixadas por outros clientes e que já desenvolveram algum tipo de pesquisa (no âmbito profissional ou no âmbito acadêmico) respondem mais aos questionários de satisfação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.