Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2880
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RogerioRodriguesdeOliveira.pdf334,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão da apicultura no Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Rogério Rodrigues de
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Administração de empresas
Redes de empresas
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 13-Fev-2012
Referência: OLIVEIRA, Rogério Rodrigues de. Gestão da apicultura no Distrito Federal. 2011. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O setor apícola do Distrito Federal vem sendo alavancado por uma série de ações que são resultados da formação e organização de uma rede entre empresas privadas, Governo e Terceiro Setor. Os apicultores da região adaptaram os mecanismos de gestão financeira de suas empresas à nova realidade apresentada, aproveitando as oportunidades oferecidas pela rede de empresas. O presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto da inserção dos apicultores do DF em estruturas de redes na gestão financeira das empresas do setor. Para isso, na fase conceitual foi utilizada a pesquisa exploratória, mais especificamente o método de levantamento bibliográfico e em uma segunda etapa, foi utilizada a pesquisa descritiva quantitativa, também denominada pesquisa de campo, com realização de entrevistas e coleta de dados por meio de um questionário totalmente estruturado. Os resultados mostram que a estrutura de rede de empresas do setor apícola do DF impacta a gestão financeira das empresas do setor em dois aspectos principais: Redução de custos e riscos - reduzindo os custos de investimento com a construção de infra-estrutura para beneficiamento dos produtos e possibilitando para os envolvidos o mínimo de exigências da legislação para comercialização de seus produtos; e Aprendizagem e inovação: aproximando os produtores de órgãos que promovem a formação e desenvolvimento da atividade na região como a API-DF e o SEBRAE. Essas conclusões evidenciam a capacidade que o setor possui de se desenvolver utilizando a estrutura de rede de empresas que se encontra estabelecida como sustentação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons