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dc.contributor.advisorCosta, Helena Araújo-
dc.contributor.authorFreire, Lara Liz-
dc.identifier.citationFREIRE, Lara Liz. Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 afetou a população mundial, o turismo foi um dos setores mais abalados por essa circunstância. Nesse momento, onde as desigualdades foram ampliadas, é fortalecida a necessidade de iniciativas de enfrentamento a problemas sociais como os negócios sociais, que consistem em modelos de organizações que possuem intencionalidade híbrida, ou seja, priorizam causar impacto social e obter lucro simultaneamente. Essa pesquisa trata desses negócios, com o objetivo de mapear os efeitos da crise gerada pela pandemia de COVID-19 sobre a gestão dos negócios sociais no setor do turismo brasileiro e as expectativas para o futuro das empresas. Os principais conceitos empregados foram: turismo de base comunitária, turismo social, turismo sustentável e arranjos produtivos locais A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada através de pesquisa bibliográfica, análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os dados indicam que os impactos negativos sobressaíram os impactos positivos. Em conclusão as empresas que já possuíam uma estrutura de planejamento, conseguiram responder melhor aos impactos da pandemia, enquanto as demais empresas tiveram sua sobrevivência mais ameaçada. A expectativa para o futuro é predominantemente de incerteza, entretanto para o pós-pandemia os negócios apostam num aumento da busca pelo turismo sustentável que tem ligação direta com seus modelos de negócios.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismo sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subject.keywordEmpresas de turismopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleNegócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-05T14:05:03Z-
dc.date.available2021-10-05T14:05:03Z-
dc.date.submitted2021-05-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28789-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The COVID-19 pandemic affected the entire world, tourism was highly affected by this circumstance. At that moment, the social inequalities are expanding and social intervention initiatives are becoming even more important. It can be exemplified by social business, that consists of association models that have hybrid intentionality, their focus is on both profit and social impact, which are the object of this study. The purpose of this research is to map the effects of the crisis caused by the COVID-19 pandemic on the management of social businesses in the Brazilian tourism sector and the expectations companies' future. The main concepts explored were: community-based tourism, social tourism, sustainable tourism and local productive arrangements. This qualitative research was crossed by bibliographic research, document analysis, semi-structured interviews and content analysis. The outcomes indicate that negative impacts outweighed positive impacts. In conclusion, the companies that already had a planning structure, respond better to the impacts of the pandemic, while the other companies had their survival more risky then others other institutions. The expectations are predominantly uncertain, albeit for the post-pandemic moment, entrepreneurs como to belive on increase in the search for sustainable tourism, that is directly linked to their business models.pt_BR
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