Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28698
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasHonórioDeCastro_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Natação para uma criança autista : a aproximação afetiva na mediação docente
Autor(es): Castro, Lucas Honório de
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Educação física para crianças
Autismo em crianças
Natação para crianças
Data de apresentação: 10-Jun-2021
Data de publicação: 28-Set-2021
Referência: CASTRO, Lucas Honório de. Natação para uma criança autista: a aproximação afetiva na mediação docente. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Na disciplina de estágio, uma situação presenciada serviu de subsídio para a construção deste trabalho. Observou-se que uma aluna, portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), da educação infantil, apresentava alguns entraves para realizar a aula, sejam eles motores ou psicológicos. Portanto, foram utilizados o ciclo de mediação e as estratégias de flexibilização educacional, com o intuito de verificar como tais mecanismos podem influenciar positivamente nas adequações que se fazem necessárias nas aulas inclusivas -para alunos portadores de TEA, sobretudo- e com a finalidade de verificar algumas dificuldades e desafios que se apresentam no campo. Buscou-se verificar também como tais estratégias podem criar um elo afetivo entre professor e aluno para a superação de diversas dificuldades. Assim, foram obtidos resultados positivos. Pode-se concluir que a mediação docente é um meio válido de se atingir a melhora na qualidade de ensino e do processo de aprendizagem. Dessa forma, a proposta serve não somente para objetivos pragmáticos, mas também emocionais e psicológicos, que também foram contemplados e melhorados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.