Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28696
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RafaellaJunqueiraDaSilvaTavares_tcc.pdf984,94 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorTavares, Rafaella Junqueira da Silva-
dc.identifier.citationTAVARES, Rafaella Junqueira da Silva. Mediação docente nas aulas teóricas de educação física: um debate sobre as representações sociais de saúde. 2021. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractTendo consciência da importância do equilíbrio existente entre mente, corpo e alma, o presente estudo apresenta as maneiras pelas quais as representações sociais de saúde foram abordadas no período em que a autora ministrou aulas de Educação Física no cenário da Educação para Jovens e Adultos em uma escola pública de Taguatinga, localizada no Distrito Federal. O objetivo que norteou a produção deste trabalho se refere à quebra do padrão esperado de um professor de Educação Física em simplesmente levar a turma para a quadra esportiva. Aqui, o foco foi explorar as decorrências do ensino tradicional, analisar suas consequências e apresentar uma nova proposta de mediação de aprendizagem diante do desafio de administrar aulas teóricas. Assim, três turmas foram avaliadas de acordo com um questionário elaborado pela autora, aplicado com o objetivo de melhor adaptar as mediações para cada uma das turmas, das quais duas se destacaram positiva e negativamente. Ao longo do período de aulas, três situações educativas chamaram a atenção e contribuíram significativamente para o desenvolvimento do estudo aqui apresentado. Com isso, este trabalho buscou exemplificar o processo de flexibilização educacional e as conclusões tiradas de cada processo, bem como apresentar as situações educativas e como ocorreu a mediação em cada turma. A conclusão na qual o presente estudo chega se baseia na noção de professor como mediador fundamental entre o conhecimento e o aluno. Entretanto, foi percebido que devemos, como educadores, ser flexíveis na arte de ministrar aulas, pois educar vai muito além de seguir um modelo de ensino padrão para todas as turmas. Na realidade, envolve muita inovação e superação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação físicapt_BR
dc.titleMediação docente nas aulas teóricas de educação física : um debate sobre as representações sociais de saúdept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T12:50:29Z-
dc.date.available2021-09-28T12:50:29Z-
dc.date.submitted2021-06-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28696-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.