Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThiagoFreitasSantana_tcc.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorSantana, Thiago Freitas-
dc.identifier.citationSANTANA, Thiago Freitas. Relação afetiva interpares na recreação dirigida no Ensino Fundamental: mediação docente para inclusão de um aluno autista. 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a atuação do professor sob a análise do ciclo de mediação, bem como as ferramentas necessárias para promover a inclusão e participação de um aluno nas recreações dirigidas e aulas de Educação Física. As situações apresentadas foram vivenciadas durante a realização de estágio supervisionado, onde foi constatada a necessidade de adequação das aulas para um aluno com Transtorno de Espectro Autista. Mediante as dificuldades envolvendo a inclusão do referido educando, o professor observou os elementos que poderiam favorecer o alcance do objetivo, sendo a relação interpares um desses elementos, além de outras ferramentas utilizadas, com destaque para a afetividade. Com base no referido caso, foi realizada a análise das situações educativas sob a ótica do ciclo de mediação e das estratégias de flexibilização educacional, que resultou no desenvolvimento deste trabalho. Nesse sentido, observa-se que foram obtidos resultados positivos tanto na prática inclusiva, como em análise teórica das possibilidades de adaptação da mediação docente. Desta forma, conclui-se que as experiências de aprendizagem mediadas são imprescindíveis para a melhoria na qualidade de ensino e do desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação físicapt_BR
dc.subject.keywordAutismopt_BR
dc.titleRelação afetiva interpares na recreação dirigida no Ensino Fundamental : mediação docente para inclusão de um aluno autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T12:48:50Z-
dc.date.available2021-09-28T12:48:50Z-
dc.date.submitted2021-06-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28695-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.