Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SoniaCelesteAlvesMonteiro_tcc.pdf804,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Variação da flexibilidade e força em idosos praticantes de diferentes atividades físicas
Autor(es): Monteiro, Sônia Celeste Alves
Orientador(es): Carmo, Jake Carvalho do
Assunto: Atividade física
Força muscular
Idosos - saúde
Exercícios físicos para idosos
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 28-Set-2021
Referência: MONTEIRO, Sônia Celeste Alves. Variação da flexibilidade e força em idosos praticantes de diferentes atividades físicas. 2021. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O envelhecimento tem se acelerado no mundo inteiro, o que provoca alguns impactos no sistema de saúde sobrecarregando-o. O idoso sofre transformações em todos os sistemas ao envelhecer. Sua transformação anatomofuncional afeta a flexibilidade e a força muscular, estas por sua vez, estão diretamente relacionadas ao bom desempenho das atividades da vida diária. Considerando o crescimento significativo da população idosa, buscou-se encontrar na literatura se diferentes atividades físicas podem contribuir para a manutenção da flexibilidade e força muscular nos idosos. Dessa forma, esperou-se encontrar os benefícios que as diferentes atividades físicas podem trazer para esses dois componentes da aptidão física da população idosa. A nossa hipótese é de que diferentes atividades físicas afetam na manutenção da flexibilidade e força muscular em idosos. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar na literatura disponível em português a influência de diferentes atividades físicas na manutenção da flexibilidade e força em idosos. Tratou-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa. Os procedimentos utilizados foram pesquisa documental e revisão bibliográfica nos bancos de dados CAPES, SciELO e Google Acadêmico. Concluiu-se que não foi encontrado na literatura uma atividade física específica que ajuda mais na manutenção da flexibilidade, porém temos uma variedade de atividades que ajudam na manutenção dessa variável. Já na variável força muscular, como esperado, os resultados apontam que a musculação é a melhor atividade física em sua manutenção.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.