Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielaBarbosaCarneiro_tcc.pdf726,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tendências de inovação em bibliotecas escolares : o uso de novas mídias para ressignificar esses espaços
Autor(es): Carneiro, Gabriela Barbosa
Orientador(es): Amiel, Tel
Assunto: Bibliotecas escolares
Bibliotecas - redes de informação
Bibliotecas e comunidade
Inovações tecnológicas
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 27-Set-2021
Referência: CARNEIRO, Gabriela Barbosa. Tendências de inovação em bibliotecas escolares : o uso de novas mídias para ressignificar esses espaços. 2020. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A implementação de práticas inovadoras em espaços escolares é um movimento necessário para acompanhar as necessidades da sociedade contemporânea, que, mesmo com desigualdades, encontra-se cada vez mais imersa num universo de tecnologias. Este trabalho investiga tendências de inovação em bibliotecas escolares, com foco em novas mídias e espaços de criação colaborativos. Teve como objetivos mapear quais as práticas de inovação têm sido implementadas nas bibliotecas escolares brasileiras e de que forma os conceitos de makerspace, hackerspace e centro de recursos têm sido incorporados pelas instituições escolares. O trabalho é fundamentado por meio de um mapeamento sistemático de literatura, contemplando artigos, publicações em conferências ou resumos expandidos revisados por pares, além de teses e dissertações, publicados entre os anos 2000 e 2020, em português. Como resultado final, obteu-se um escopo de 8 trabalhos que se enquadraram aos critérios de inclusão. As publicações indicaram o makerspace como uma tendência promissora de inovação em bibliotecas escolares e um importante recurso ao processo pedagógico, bem como o Centro de Recursos de Aprendizagem que se propõe a compor o planejamento e objetivos do sistema educativo. Os trabalhos apontam que para uma incorporação efetiva desses conceitos se faz necessário uma flexibilização do currículo, um processo de conscientização da comunidade escolar e a qualificação dos profissionais bibliotecários. Conclui-se que essa é uma área ainda pouco desenvolvida em espaços escolares no Brasil, mas, que já se mostra com exemplos efetivos em algumas instituições
Abstract: The implementation of innovative practices in school spaces is a necessary movement to follow the needs of contemporary society, which, even with inequalities, is increasingly immersed in the universe of technologies. This project investigates innovation trends in school libraries, focusing on new media and collaborative creative spaces. It aimed to map which innovation practices have been implemented in Brazilian school libraries and how the concepts of makerspace, hackerspace and resource center have been incorporated by school institutions. The project is based on a systematic mapping of literature, including articles, publications in reports or expanded abstracts peer-reviewed, in addition to theses and dissertations, published between the years 2000 and 2020, in Portuguese. As a final result, a scope of 8 projects was obtained that met the inclusion criteria. The publications indicated the makerspace as a promising trend for innovation in school libraries and an important resource for the pedagogical process, as well as the Learning Resources Center that aims to compose the planning and objectives of the educational system. The projects show that for an effective incorporation of concepts, it is necessary to make the curriculum more flexible, a process of raising awareness among the school community and qualifying librarian professionals. It is concluded that this area is still underdeveloped in school spaces in Brazil, but that it is already showing effective processes in some institutions
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28686
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.