Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DeboraIancaDaSilva_tcc 986,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepções sobre o “outro” na prática pedagógica : o relato de experiência do estágio curricular
Autor(es): Silva, Débora Ianca da
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Práticas educativas
Pedagogos - formação
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 27-Set-2021
Referência: SILVA, Débora Ianca da. Percepções sobre o “outro” na prática pedagógica : o relato de experiência do estágio curricular. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as percepções sobre o “outro” na prática pedagógica, tendo como referência as experiências vivenciadas no estágio curricular do curso de Pedagogia. Os objetivos específicos que orientaram a investigação foram: i) apreender como se constituiu a trajetória profissional da docente participante da pesquisa; ii) observar a prática pedagógica da professora; iii) identificar as percepções da professora sobre seus alunos e como considera suas diferenças na prática pedagógica. O processo investigativo orientou-se pela abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de geração de dados entrevista com a professora regente da turma em que foi realizado o estágio curricular, observações participantes e análise de documentos (diário de campo e projeto político pedagógico da escola). O resultado da pesquisa evidenciou a relevância da educação na trajetória de vida da docente e que eventos marcantes em sua biografia a levaram a atuar profissionalmente de forma sensível às diferenças, com um olhar mais humanizado e preocupado com o outro, alinhando-se, portanto, com a perspectiva pedagógica crítica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28685
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.