Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28622
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PriscilaDeCastroBusnello_tcc.pdf206,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança global e combate à corrupção : instituições nacionais e internacionais e harmonização de sistemas anticorrupção
Autor(es): Busnello, Priscila de Castro
Orientador(es): Bécard, Danielly Silva Ramos
Assunto: Governança
Corrupção
Corrupção na política
Relações internacionais
Relações intergovernamentais
Data de apresentação: 14-Mai-2020
Data de publicação: 20-Set-2021
Referência: BUSNELLO, Priscila de Castro. Governança global e combate à corrupção: instituições nacionais e internacionais e harmonização de sistemas anticorrupção. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A questão da corrupção hoje está sendo cuidadosamente reavaliada e reexaminada. O tema do presente artigo é a governança global e o combate à corrupção, analisando os desafios do transnacionalismo, o envolvimento e a participação de diversos atores, além de outros canais de influência. Seguindo a linha de pesquisa na área de “Instituições e Regimes Internacionais”, o objetivo geral é de demonstrar a necessidade de fortalecimento de instituições nacionais e internacionais, que não deixam de considerar o relevante papel dos Estados. Os sistemas anticorrupção favorecem a prevenção e a repressão desse fenômeno, na medida em que produzem regras que devem ser observadas por todos e facilitam a disseminação de boas práticas, monitorando os governos quanto ao cumprimento de suas obrigações.
Abstract: The issue of corruption today is being carefully reassessed and reexamined. The theme of this article is global governance and the fight against corruption, analyzing the challenges of transnationalism, the involvement and participation of different actors as well as other channels of influence. Following the line of research in the area of “International Institutions and Regimes”, the general objective is to demonstrate the need to strengthen national and international institutions, which still consider the relevant role of States. Anti-corruption systems favor the prevention and repression of this phenomenon, insofar as they produce rules that must be observed by all and facilitate the dissemination of good practices, monitoring governments for the fulfillment of their obligations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XXI Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.