Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarinaPradoLenza_tcc.pdf6,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudos de modelagem e controle do VTOL Airbus A3 Vahana
Autor(es): Lenza, Marina Prado
Orientador(es): Borges, Geovany Araújo
Assunto: Robótica
Sistemas de controle
Aeronaves
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 14-Set-2021
Referência: LENZA, Marina Prado. Estudos de modelagem e controle do VTOL Airbus A3 Vahana. 2007. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo e desenvolvimento da modelagem dinâmica e de um sistema de controle para a aeronave VTOL Airbus A3 Vahana. O trabalho é dividido em modelagem dinâmica da aeronave, com um modelo de seis graus de liberdade utilizando ângulos de Euler, posteriormente sendo linearizada construindo um modelo no espaço de estados com nove estados e oito entradas. Com esse modelo linear foi projetado um sistema de controle para o voo em cruzeiro, projetado por técnica de alocação de pólos constituído por quatro controladores em cascata, um para cada ângulo da aeronave (rolagem, arfagem e guinada) e um para as velocidades horizontal e vertical. O projeto foi testado por meio de simulação no ambiente do Simulink validando a atuação do sistema de controle para estabilizar a aeronave.
Abstract: This report describes the study and development of the dynamic model and of a control system for the VTOL aircraft Aibus A3 Vahana. The project is divided in dynamic model of the aircraft, with a six-degrees Euler model, after it is linearized building a state-space model with nine states and eight inputs. With the linear model it was projected a control system for cruise flight, using the pole allocation technique using four controllers in cascade, one for each aircraft angle (roll, pitch and yaw) and one for vertical and horizontal velocity. The project was tested by simulation on the Simulink environment, validating the actuation of thecontrol system to stabilize the aircraft.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.