Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2853
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LaecioGuedesdoAmaral.pdf161,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento da criança e adolescente
Autor(es): Amaral, Laécio Guedes do
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Oliveira, Wolney Resende de
Assunto: Orçamento público
Lei Orçamentária Anual (LOA)
Brasil. Constituição (1988)
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Fev-2012
Referência: AMARAL, Laécio Guedes do. Orçamento da criança e adolescente. 2011. vi, 20 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo objetiva analisar a aplicação e efetivação do princípio constitucional da prioridade absoluta no Distrito Federal. Para tal realizou-se uma pesquisa qualitativa observacional com a coleta de dados e análise documental, visando conhecer o processo orçamentário no Distrito Federal e propor soluções para a efetiva aplicação do princípio constitucional em epígrafe. O estudo identificou o surgimento de uma nova metodologia, denominada OCA, que esclarece a destinação das despesas constantes na LOA. Este metodologia facilita a compreensão dos dados orçamentários incentivando o aparecimento de um rigoroso controle social. Com a evolução orçamentária e o rígido controle fiscal exigido pela LRF, o administrador público tem pouca margem financeira para implantação de suas políticas públicas. É o controle social que força o administrador público a priorizar a política pública relacionada ao OCA. Em 2005 o Distrito Federal implantou a metodologia OCA em seu orçamento público e isso fez surgir um rígido controle social. Comparava-se a LOA ao OCA e verificava-se a efetivação das despesas relacionadas a criança e adolescente. Este controle no Distrito Federal coube basicamente ao NOCA, mas trouxe grandes evoluções para o efetivo cumprimento do princípio da prioridade absoluta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2853
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons