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dc.contributor.advisorSousa, Adrianyce Angélica Silva de-
dc.contributor.authorCassimiro, Hiury Milhomem-
dc.identifier.citationCASSIMIRO, Hiury Milhomem. Instrumentalidade e serviço social: o estudo social como um viabilizador de acesso a direitos para crianças e adolescentes institucionalizados? 2011. 135 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2011.en
dc.description.abstractDe parca produção acadêmica, a questão da instrumentalidade do Serviço Social pode ser compreendida como a capacidade e o conjunto de habilidades que os sujeitos profissionais adquirem para que possam responder às demandas que se apresentam à profissão. Constrói-se sócio-historicamente, em um conflito de teleologias, mediações e causalidades, coadunando com as dimensões prático-formativas da profissão. Propusemo-nos a problematizar a instrumentalidade no Serviço Social, na tentativa de visualizá-la em uma perspectiva de totalidade, sustentada na racionalidade crítico-dialética. De caráter transversal, a pesquisa relaciona o instrumental estudo social à garantia ou não de direitos a crianças e adolescentes sob a medida protetiva do acolhimento institucional no DF. Realizou-se por meio da revisão de literatura sobre a questão da instrumentalidade do Serviço Social, a prática da institucionalização do segmento infanto-juvenil ao longo da história do Brasil, a dimensão de direitos na atualidade para a categoria profissional e para o segmento infanto-juvenil, especialmente a crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, e a inserção da profissão no ambiente jurídico. Desse modo, os objetivos de análise constituem-se nos estudos sociais e relatórios técnicos, respectivamente, realizados e elaborados pelas assistentes sociais da SEFAE/1ªVIJ. O principal objetivo foi responder se os estudos sociais, realizados pelas assistentes sociais, viabilizam o acesso a direitos para crianças e adolescentes sob a medida protetiva do acolhimento institucional. Concluiu-se que os estudos sociais não são realizados em um perspectiva de totalidade e se caracterizam enquanto sugestões técnicas para fundamentar decisões judiciais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAssistentes sociaisen
dc.subject.keywordServiço social - orientação profissionalen
dc.subject.keywordAssistência a menoresen
dc.titleInstrumentalidade e serviço social : o estudo social como um viabilizador de acesso a direitos para crianças e adolescentes institucionalizados?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-02-09T18:47:32Z-
dc.date.available2012-02-09T18:47:32Z-
dc.date.issued2012-02-09T18:47:32Z-
dc.date.submitted2011-12-21-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2849-
dc.language.isoPortuguêsen
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