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Título: Compressão de geometria de pointcloud por decomposição booleana
Autor(es): Rosário, Rodrigo Alves
Orientador(es): Silva, Eduardo Peixoto Fernandes da
Assunto: Nuvem de pontos
Compressão de sinais
Imagens 3D
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 8-Set-2021
Referência: ROSÁRIO, Rodrigo Alves. Compressão de geometria de pointcloud por decomposição booleana. 2018. [18], 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: PointClouds, ou nuvem de pontos, são um tipo de representação de uma cena tridimensional na qual cada ponto no espaço é definido por uma representação matricial de sua coordenada no eixo espacial xyz e sua cor por outra matriz RGB. Este tipo de arquitetura é extremamente interessante pela fácil manipulação. Porém, inevitavelmente, quanto mais detalhado o modelo tridimensional, maior o número de elementos no espaço e, consequentemente, maior o tamanho da informação necessária para descrever a PointCloud. Por este fato, se faz necessária a utilização de algoritmos de compressão para que seja possível utilizar menor espaço para o armazenamento ou transferência da informação. Este trabalho tem como objetivo, então, propor uma maneira de comprimir a geometria de PointClouds de forma eficaz e sem perdas a partir da decomposição do modelo tridimensional em cortes transversais e posterior compressão utilizando algoritmos já consolidados, como o JBIG, e manipulações booleanas. Em seguida, é realizada uma comparação entre o método proposto e métodos utilizados atualmente no mercado e os caracterizados como estado da arte. Os resultados são apresentados através de análises estatísticas da aplicação do algoritmo desenvolvido em uma grande base de dados de PointClouds, podendo representar de forma concisa os pontos positivos e negativos do projeto. O conteúdo pós análise consiste de reflexões a respeito dos prós e contras do método desenvolvido e propostas de futuro desenvolvimento.
Abstract: PointClouds are a type of three-dimensional representation of a scenery in which each volume element is described in the form of a three column matrix filled by each coordinate (x,y and z) value and its color by another matrix composed by its RGB values. This type of architecture is extremely interesting because of the easy manipulation it provides. However, inevitably, the more detail the PointCloud provides, the bigger the size of the information required to describe the PointCLoud. Due to this fact, it is necessary to use compressing algorithms to make these geometries easier to transfer or to store. This paper’s objective is to provide a reliable way to compress PointClouds’ geometries effectively and without losses by decomposing the model in its cross-sections and using existing binary image compression algorithms, such as JBIG, and Boolean manipulations to compress them. In addition, a comparison between algorithms currently used in the market and the state of art and the project is then made. The results are presented through a statistical analysis of the proposed method being applied in a large PointCloud data base, providing information about the positive and negative sides of the developed algorithm. The post analysis content is made of reflections about the pros and cons of the method and a series of ideas for future development.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
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