Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28470
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SaraGomesCardoso_tcc.pdf22,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção de um sistema de medição da posição e orientação de manipuladores robóticos baseado em visão ativa com projeção de luz laser
Autor(es): Cardoso, Sara Gomes
Orientador(es): Motta, José Maurício Santos Torres da
Assunto: Processamento de imagens
Robôs
Visão por computador
Calibração
Controle servo visual
Controladores (Engenharia mecatrônica)
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 7-Set-2021
Referência: CARDOSO, Sara Gomes. Construção de um sistema de medição da posição e orientação de manipuladores robóticos baseado em visão ativa com projeção de luz laser. 2019. 219 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O projeto consiste na construção de um sistema de medição da posição e orientação de um mani- pulador, baseado em visão ativa, em relação a um alvo fixo especialmente construído. O sistema de medição é composto de uma câmera CMOS de pequenas dimensões, de alta resolução, e de um projetor de plano de luz laser, cuja imagem da sua interseção com o alvo deverá ser processada e utilizada no controle da posição desejada para o robô. A primeira etapa do projeto consistiu na montagem física do sensor, exigindo calibração óptica e dimensional. Em seguida foram imple- mentados códigos no software MATLAB® para processamento das imagens e, por fim, elaborou-se um modelo do controle da posição do robô baseado em coordenadas da imagem, para movimen- tos diferenciais. O sistema de medição construído terá aplicação em um sistema de calibração de robôs, mas fora do âmbito deste projeto. Os resultados computacionais puderam validar a ideia proposta para alinhamento do sensor, porém não foi possível obter todos os resultados de validação no manipulador robótico. Além disso, houve dificuldade na obtenção de uma conversão ótima do deslocamento em coordenadas da imagem para coordenadas de junta, sendo necessário uma reavaliação dos parâmetros utilizados no algoritmo implementado. Conclui-se que o projeto alcançou em grande parte os resultados pretendidos, porém há a necessidade de ser finalizado.
Abstract: The project consists in the construction of a position and orientation system for a robot manipu- lator, using active vision and a specially constructed fixed target. The system consists in a small, high resolution CMOS camera and a laser light plane projector whose image of its intersection with the target will be processed and used to control the selected position for the robot. The project involves a physical assembly of components, requiring optical and calibration. In the se- cond stage, the image processing software will be developed and, in the third step, an image-based robot control model using differential position control. The built measurement system will have application in a robot calibration system, but out of the scope of this project.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.