Título: | Transporte público do Distrito Federal : um problema de gestão? Dos paradigmas, problemas, desafios e oportunidades do Sistema de Transporte Público do DF |
Autor(es): | Oliveira, Joana D'arc Vieira de |
Orientador(es): | Teixeira, Tiago Conde |
Assunto: | Transporte público Política de transporte urbano - Distrito Federal (Brasil) Satisfação do consumidor Qualidade nos serviços Administração pública |
Data de apresentação: | 9-Abr-2011 |
Data de publicação: | 9-Fev-2012 |
Referência: | OLIVEIRA, Joana D'arc Vieira de. Transporte público do Distrito Federal: um problema de gestão? Dos paradigmas, problemas, desafios e oportunidades do Sistema de Transporte Público do DF. 2011. 120 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta monografia discorre sobre os problemas do Sistema de Transporte Público do Distrito Federal, analisando, sobretudo, se os problemas existentes decorrem de falhas de gerenciamento do órgão gestor (DFTrans). Como métodos e técnicas de pesquisa, realizaram-se pesquisa documental, bibliográfica e aplicação de questionário aos usuários de transporte público a fim de complementar os resultados alcançados pela análise documental. Procurou-se identificar o grau de satisfação dos usuários com o serviço ofertado, bem como avaliar sua percepção acerca das restrições de acesso ao serviço de transporte de qualidade. Foram aplicados 444 questionários, representando uma margem de erro estimada em 5% e intervalo de confiança de 95%. Constatou-se grande insatisfação dos usuários quanto ao serviço prestado, a maioria avaliou como ‘péssimas’ as condições de viagens diárias. Identificou-se ainda falta de informação e comunicação do órgão gestor ao usuário, a maior parte dos entrevistados avaliou como ‘péssimas’ as informações oferecidas pelo órgão gestor sendo que a maioria dos entrevistados não sabia sequer onde reclamar e conseguir informações. Identificou-se que duas grandes operadoras monopolizam os serviços prestados, usando frota envelhecida, motivo de alto grau de insatisfação dos usuários. A análise dos dados permite inferir como ‘insatisfatória’ a atuação do órgão gestor frente à fiscalização e promoção da qualidade do transporte público. Por fim, com base na apresentação de dois sistemas de transportes tidos como referência, um nacional e outro internacional, a saber: o Sistema de Transporte Urbano de Curitiba e o de Paris – França, apresentaram-se propostas visando à melhoria da qualidade do Sistema de Transporte Público do Distrito Federal de acordo com suas características políticas, sociais e culturais. |
Abstract: | This work discusses the problems of the Public Transport System of the Federal District, examines whether the problems arising from management failures of the managing agency (DFTrans). As methods and research techniques, there were desk research, literature and questionnaire to the users of public transport to complement the results achieved by the documental analysis. We sought to identify the degree of user satisfaction with the service offered and to assess their perception about the restrictions on access to transport service quality. 444 questionnaires were applied, representing a margin of error estimated at 5% and confidence interval of 95%. It found great dissatisfaction of the users on the service, the majority rated as poor conditions of daily trips. It was identified, lack of information and communication to the user of the managing agency, the majority of respondents rated as poor information supplied by the managing agency and the majority of respondents did not even know where to complain and get information. It was identified that two major carriers monopolize the services provided by an aging fleet, the reason for high degree of dissatisfaction of users. Data analysis allows inference as to unsatisfactory performance of the managing agency forward the supervision and promotion of quality public transport. Finally, from the presentation of two transport systems taken as a reference, one national and one international, namely the Urban Transport System in Curitiba and in Paris - France, presented proposals to improve the quality of the system Transportation Federal District according to its political, social and cultural rights. |
Résumé: | Cette monographie aborde les problèmes du système de transport public du District fédéral et examine si les problèmes découlent de défauts dans la gestion de l'organisation publique. Avec les méthodes et les techniques de recherche, la recherche documentaire, la littérature et le questionnaire pour les utilisateurs des transports publics pour compléter les résultats obtenus par l'analyse documentaire. Nous avons cherché à identifier le degré de satisfaction des utilisateurs du service offert pour évaluer leur perception au sujet des restrictions sur l'accès à la qualité du service de transport. Un nombre de 444 questionnaires ont été appliqués, ce qui représente une marge d'erreur estimée à 5% et un intervalle de confiance de 95%. On constate un grand mécontentement des utilisateurs sur le service, la majorité des résultats indiquent les mauvaises conditions de déplacements quotidiens. Il a été identifié, le manque d'information et de communication à l'utilisateur de l'agence de gestion pour évaluer à quel point la plupart des informations offertes par le tribunal et la majorité des participants au questionnaires ne savaient même pas où se plaindre et obtenir des informations. Nous identifions aussi que deux grands transporteurs ont le monopole des services tout en fournissant une flotte vieillissante, ce qui est une grande raison d'insatisfaction chez les utilisateurs. L'analyse des données permet de conclure à un rendement insatisfaisant de l'agence de gestion avant la supervision et la promotion des transports publics de qualité. Enfin, à partir des systèmes de présentation des deux transporteur pris comme référence, un national et un international, à savoir le système de transport de Curitiba au Brésil et celui de Paris en France. Il sera présenté des propositions pour améliorer la qualité des transports publics du système du District fédéral, conformément à ses droits politiques, sociaux et culturels. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2842 |
Aparece na Coleção: | Administração
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