Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KatharinaMonteiroPlacido_tcc.pdf405,96 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorPlácido, Katharina Monteiro-
dc.identifier.citationPLÁCIDO, Katharina Monteiro. A Química do sabão na pandemia da Covid-19: uma proposta que envolve contextualização no ensino de Química. 2020. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho constitui uma pesquisa sobre a realidade dos educandos diante da pandemia causada pelo Coronavirus disease 2019 (COVID-19), com objetivo de colher concepções prévias a respeito do sabão contra a luta do novo corona vírus. Diante do fechamento das instituições e a emergência de migrar as aulas para o ensino remoto, muitos professores tiveram que utilizar recursos alternativos aos tradicionais de forma que despertasse o interesse dos alunos durante as aulas. Com isso, este trabalho teve o intuito de coletar concepções prévias dos estudantes e de propor um plano de aula, fazendo uso de uma abordagem CTS, a ser aplicado, de maneira remota, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, sobre a Química do Sabão e a importância de seu uso no contexto da pandemia do COVID-19. Na perspectiva de aproximar o ensino de Química nos conteúdos ministrados em sala de aula com a realidade dos educandos, de maneira educativa, com o objetivo de motivá-los a aprenderem a Química de forma agradável. A proposta desenvolvida nesse trabalho disponibilizou aos estudantes uma nova estratégia de ensino e estimulou o interesse pela disciplina mesmo de forma não presencial. Os alunos ao responderem o questionário tinham uma concepção e após a aula proposta estimulou o envolvimento dos alunos na busca por respostas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordSabão - produçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleA Química do sabão na pandemia da Covid-19 : uma proposta que envolve contextualização no ensino de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-30T13:32:40Z-
dc.date.available2021-08-30T13:32:40Z-
dc.date.submitted2020-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28407-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work constitutes a research on the reality of students in the face of the pandemic caused by Coronavirus disease 2019 (COVID-19), with the objective of collecting previous conceptions about soap against the fight against the new corona virus. Faced with the closure of institutions and the emergence of migrating classes to remote education, many teachers had to use alternative resources to traditional ones in order to arouse the interest of students during classes. With this, this work had the intention to collect previous conceptions of the students and to propose a lesson plan, using a CTS approach, to be applied, remotely, in a third year class of High School, about soap Chemistry and the importance of its use in the context of the COVID-19 pandemic. In the perspective of bringing the teaching of Chemistry in the contents taught in the classroom with the reality of the students, in an educational way, with the aim of motivating them to learn Chemistry in a pleasant way. The proposal developed in this work provided students with a new teaching strategy and stimulated interest in the discipline even in a non-face-to-face manner. When answering the questionnaire, students had a conception and after the proposed class it stimulated the students' involvement in the search for answers.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.