Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JaronCastroSoaresSilva.pdf245,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento organizacional e intenção de rotatividade no Metrô - DF
Autor(es): Silva, Jaron Castro Soares
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Depieri, Magdalena Anunciatto
Assunto: Administração de pessoal
Comprometimento organizacional
Metrô - Distrito Federal (Brasil)
Rotatividade de pessoal
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 8-Fev-2012
Referência: SILVA, Jaron Castro Soares. Comprometimento organizacional e intenção de rotatividade no Metrô - DF. 2011. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo investiga as correlações entre comprometimento organizacional e intenção de rotatividade no Metrô-DF. A pesquisa contemplou 190 funcionários da divisão de estações e segurança do Metrô-DF, uma empresa do setor de transporte. O trabalho é um estudo descritivo explicativo de natureza quantitativa. Foram utilizados para a coleta de dados três questionários autoadministrados: um de comprometimento organizacional que contempla três dimensões do construto (afetiva, normativa e instrumental); uma escala de intenção de rotatividade; e um questionário demográfico. Foi utilizada estatística descritiva para determinar o nível de comprometimento organizacional nas suas dimensões, a intenção de rotatividade e caracterizar demograficamente a amostra. Também foi investigada a correlação entre comprometimento organizacional e intenção de rotatividade. Os resultados mais notáveis desta pesquisa foram: constatar que grande parte dos empregados que ocupam cargos de nível fundamental tem um nível de escolaridade maior do que o exigido pela empresa; verificar que a dimensão de comprometimento organizacional que prevalece é a instrumental; identificar que a maioria (78,42%) dos colaboradores que participaram da pesquisa tem intenção em deixar a organização; e verificar que existe uma correlação negativa e moderada entre comprometimento afetivo e intenção de rotatividade, confirmando estudos encontrados na literatura.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons