Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasNunesCoelhoCardoso_tcc.pdf9,53 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNóbrega, Germana Menezes da-
dc.contributor.authorCardoso, Lucas Nunes Coelho-
dc.identifier.citationCARDOSO, Lucas Nunes Coelho. Guia de planejamento e criação de cursos utilizando EMLs: estudo de caso com um curso introdutório de programação. 2021. 104 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractLearning Design é o estudo de meios de modelagem de experiências de ensino, podendo esses serem cursos, aulas ou atividades. Este trabalho objetiva ilustrar motivações para aplicação da padronização de artefatos de ensino em instituições, bem como preparar o corpo docente para desempenho da atividade de modelagem em Linguagem de Modelagem Educacional (EML) em padrão IMS Learning Design (IMS LD). Propõe-se então um guia com instruções para modelagem de cursos em IMS LD, exemplificando esse processo com um curso introdutório de programação em linguagem Java de uso direto para instituições de ensino fundamental e médio da rede pública. Esse curso possui atividades de programação por meio visual usando a biblioteca JKarel, um exemplo de atividade desplugada, e uma atividade inspirada na Aprendizagem Baseada em Projetos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subject.keywordJava (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subject.keywordLinguagem de Modelagem Educacional (EML)pt_BR
dc.titleGuia de planejamento e criação de cursos utilizando EMLs : estudo de caso com um curso introdutório de programaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-25T11:23:31Z-
dc.date.available2021-08-25T11:23:31Z-
dc.date.submitted2021-05-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28306-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Learning Design is the study of ways of modelling learning experiences, those being activities, lessons or entire courses. This paper outlines motives for educational institutions to invest in the formalization of teaching efforts, as well as to prepare the teaching staff to use the Educational Modelling Language (EML) described in the IMS Learning Design (IMS LD) standard. A guide with instructions on the whole process is proposed in this paper, and also an introductory course in Java programming language, used as an example of the application of the guide. The course created for this paper has activities using Visual Based Programming through the JKarel library, an example of an unplugged activity, and one activity inspired in Project-Based Learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.