Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28261
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KarinePedrozaDosSantos_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de adaptação em tempos de pandemia : um estudo de caso de micro e pequenas empresas de materiais de construção
Autor(es): Santos, Karine Pedroza dos
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Administração de empresas
Planejamento estratégico
Marketing - estratégias
Pandemia
Data de apresentação: 14-Dez-2020
Data de publicação: 23-Ago-2021
Referência: SANTOS, Karine Pedroza dos. Estratégias de adaptação em tempos de pandemia: um estudo de caso de micro e pequenas empresas de materiais de construção. 2020. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Atualmente o mundo está passando por uma pandemia, que está afetando diretamente o comércio, em particular as micro e pequenas empresas. Por serem pequenas, há uma falta de mecanismos de qualquer tipo de planejamento tanto por falta de tempo como por falta de conhecimento sobre o planejamento, o que as leva a não estarem preparadas para essa situação atual que as surpreendeu. Pois com essa pandemia a população está sendo orientada a ficarem em suas casas, então como que essas MPEs estão se adaptando a essa nova realidade se as pessoas não estão saindo de suas casas para comprar. O presente trabalho teve como propósito identificar as estratégias adaptativas que estão sendo usadas pelas micro e pequenas empresas de materiais de construção na época da pandemia. E para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, tendo abordagem qualitativa de estudo de caso múltiplo, com um roteiro de entrevista semiestruturado a oito lojas de materiais de construção. Como resultado, foi identificado que essas MPEs trabalham com estratégias reativas que são elaboradas no dia a dia sem algum planejamento anterior. Foram pegas de surpresa pela pandemia pelo fato de não ter uma programação, planejamento ou estratégia em suas organizações. O presente trabalho contribuiu também para uma elaboração simplificada de formulação de estratégias para serem implementadas nesse tipo de mercado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.