Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28234
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KarlaCristianeRodriguesDosSantos_tcc.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGomes, Ana Lúcia de Abreu-
dc.contributor.authorSantos, Karla Cristiane Rodrigues dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Karla Cristiane Rodrigues dos. Como o cinema discute o museu?: Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso: Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019). 2020. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira o cinema visualiza o museu como um espaço de resistência, memória, patrimônio e poder da identidade. Como objeto de estudo, selecionamos o Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019). Esse tema se deu em nosso trabalho por entendermos que existe ainda uma lacuna de diálogo entre a Museologia e a sétima arte, dois dispositivos midiáticos e enunciativos que têm muito mais em comum do que se imagina. Para tanto, foi necessário contextualizar, em um primeiro momento, a importância dos museus, do cinema e do objeto no século XIX. A partir daí, construímos a nossa posição enquanto sujeitos observadores. Em um segundo momento, apresentamos o movimento do Cangaço, e como o cinema e os museus o utilizaram, de suas próprias maneiras, durante o século XX até os dias atuais. Ao entendermos o contexto do movimento cangaceiro, no terceiro momento deste trabalho, analisamos o Museu Histórico de Bacurau pela ótica da Sociomuseologia. Observamos que esses espaços (o cinema e os museus), e no caso específico deste trabalho, juntos, também são ferramentas que contribuem para a criação de memórias, identidades, patrimônios e resistências, como a comunidade da cidade fictícia no filme.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMuseus - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade socialpt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio históricopt_BR
dc.titleComo o cinema discute o museu? : Memória, resistência, patrimônio e o poder da identidade em um estudo de caso : Museu Histórico de Bacurau, do filme Bacurau (2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T17:36:57Z-
dc.date.available2021-08-18T17:36:57Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28234-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to examine how cinema perceives the museum as a space of resistance, memory, heritage and power of identity. As the object of study, we selected the Bacurau Historical Museum, from the film Bacurau (2019). This theme took place in our work because we understand that there is still a dialogue gap between Museology and the seventh art, two media and enunciative devices that have much more in common than one imagines. Therefore, at first, it was necessary to contextualise the importance of museums, its objects and cinema in the 19th century. From there, we built our position as observing subjects. In a second moment, we presented the Cangaço movement, and how cinema and museums made use of it, in their own ways, during the 20th century to the present day. Once we understood the context of the cangaceiro movement, in the third moment of this work, we examined the Historical Museum of Bacurau from the perspective of Sociomuseology. We observed that these spaces (the cinema and the museum), and in the specific case of this work, together, are also tools that contribute to the creation of memories, identities, heritage and resistance, such as the community in the fictional city of the film.pt_BR
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.