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Título: Possíveis relações entre a participação nas tomadas de decisões e a motivação dos professores
Autor(es): Silva, Mariana de Carvalho Rodrigues da
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Escolas - organização e administração
Motivação no trabalho
Professores
Professores - participação na administração
Data de apresentação: 29-Jun-2011
Data de publicação: 7-Fev-2012
Referência: SILVA, Mariana de Carvalho Rodrigues da. Possíveis relações entre a participação nas tomadas de decisões e a motivação dos professores. 2011. 99 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho se destina a investigar se existem influências da participação nas tomadas de decisões sobre a motivação dos professores. A partir de uma conjuntura que considera os conceitos de motivação dentro de um histórico de sociedade em mudanças, no qual se destaca as teorias trazidas por Murray, Mc. Clelland, Allport, Bandura, pode-se dizer que a motivação pose ser influenciada por diversos fatores, que podem ser intrínsecos e extrínsecos. Existem ainda as Teorias da Auto-atribuição, da Autodeterminação e os conceitos de autoeficácia entre outros, que podem definir a motivação de uma pessoa. Discute-se a questão das tomadas de decisão dentro da Gestão Democrática, na qual se ressalta a participação como um dos fatores fundamentais ao funcionamento da escola, mas com a condição de que esta prática seja efetiva, por meio da presença de todos os atores sociais escolares. Neste sentido, a Gestão Democrática é fundamentada por princípios importantes, que são a autonomia, descentralização e participação, esta última caracterizando-se como necessária para a consolidação de um ambiente realmente democrático na escola. Deste modo, entrevistas foram realizadas para aferir a avaliação dos professores sobre sua participação nestes processos decisórios e para aferir sua possível motivação como professores a partir disto. Os resultados apontam que existem influências da participação nas tomadas de decisões sobre a motivação dos professores, mas que esta não é uma relação definitiva, pois a motivação dos mesmos pode não ter relação com a participação, sendo efetivamente intrínseca. Finaliza-se afirmando que a participação deve ser promovida na escola, através de um esforço conjunto desta e de órgãos superiores, para que as pessoas, sentindo-se empoderadas e valorizadas, possam se sentir mais motivadas a contribuir com as melhorias da escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.2820
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