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dc.contributor.advisorGomes, Dioney Moreira-
dc.contributor.authorScandelari, Arthur Britta-
dc.identifier.citationSCANDELARI, Arthur Britta. Modo indicativo II e focalização de constituintes adverbiais em línguas tupí-guaraní. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA monografia examina as implicações formais e funcionais da anteposição de sintagmas específicos, geralmente adverbiais, para a posição pré-verbal em línguas da família tupí- guaraní. São descritas as alterações geradas no verbo, que recebe prefixo e sufixo característicos, bem como as possíveis motivações para essa construção, que representa assimetria nessas línguas. As descrições e as análises abrangem posicionamentos de diferentes autoras e autores, contribuindo para revisão bibliográfica crítica do assunto, e revelam a dificuldade de classificar a estrutura. Com base nesse levantamento, propomos análise pragmático-discursiva da construção, cujas particularidades expõem usos voltados à focalização contrastiva. Nosso objetivo é ampliar a divulgação da estrutura, mais conhecida como “modo indicativo II”, e aprofundar o debate para além da topicalização, com a hipótese de foco de contraste, tendo em mente que estratégias formais para focalizar constituintes adverbiais são pouco difundidas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLínguas indígenaspt_BR
dc.subject.keywordLíngua tupi-guaranipt_BR
dc.subject.keywordGramáticapt_BR
dc.titleModo indicativo II e focalização de constituintes adverbiais em línguas tupí-guaranípt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-16T23:52:45Z-
dc.date.available2021-08-16T23:52:45Z-
dc.date.submitted2020-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28183-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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