Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JulianaWalczukGomes.pdf561,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre a escrita e a leitura de Edgar Allan Poe reflexões de um método
Autor(es): Gomes, Juliana Walczuk
Orientador(es): Eyben, Piero Luis Zanetti
Assunto: Poe, Edgar Allan, 1809-1849
Lógica e abstração
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 7-Fev-2012
Referência: GOMES, Juliana Walczuk. Entre a escrita e a leitura de Edgar Allan Poe reflexões de um método. 2011. 54 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo destacar a obra do consagrado escrito norte-americano Edgar Allan Poe sob um viés reflexivo que acompanha o pensamento do próprio autor. Ou seja, é a busca por observar o processo, ou melhor, o método com o qual o próprio autor visualiza a percepção do mundo. É, portanto, identificar-se e apreciar aquele que se dedicou à escrita tanto literária quanto jornalística, observando, é claro, as suas multifaces. Para isso entre os contos de Poe destacam-se aqueles que trouxeram o pensamento reflexivo para a literatura, ou seja, os denominados contos policiais. E, em especial, como fonte de análise, serão abordados diferentes contos, tanto para análise quanto para suporte teórico, além dos conceitos abordados em “A filosofia da Composição”. Tal trabalho valeu-se da discussão a cerca do que seria um crítico, para depois partir de encontro ao que o autor observou como literatura e como seu próprio texto apresenta quanto criação. Os grandes focos teóricos são: a lógica discursiva quanto análise e quanto abstração, além do embate entre as três faces de um escritor – o crítico, o leitor e o escritor propriamente dito. Todos envoltos de uma máscara constante de análise do código literário, de sua produção e de sua movimentação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons