Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CristianeDeBortoli_JoseRobertoLemosRomeu.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Recital didático : ensino e aprendizagem musical para formação de plateia
Autor(es): Bortoli, Cristiane De
Romeu, José Roberto Lemos
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Oficina de música
Música - instrução e estudo
Música - análise, apreciação
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: BORTOLI, Cristiane De; ROMEU, José Roberto Lemos. Recital didático: ensino e aprendizagem musical para formação de plateia. 2011. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os limites e possibilidades do Recital Didático para ampliar o acesso à diversidade musical e, por consequência, promover a escuta musical ativa de adolescentes e jovens. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Ação e foram realizadas as seguintes ações pedagógico-musicais: oficinas preparatórias, elaboração de material didático e recital didático. O trabalho foi realizado em uma escola pública de Ensino Médio do Município de Rio Branco – Acre, envolvendo 106 alunos. Os dados foram coletados por meio de questionários e todas as ações foram registradas em audiovisual. Os resultados revelaram que tanto o Recital, com o material didático, quanto as Oficinas, contribuíram para a transformação da escuta musical passiva e para a ampliação do repertório dos participantes, bem como apontaram que é um tipo de ação pedagógico-musical que precisa ser fomentada no ambiente escolar. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work had as objective analyzes the limits and possibilities of the Courseware Recital for expanding the Access to the musical diversity and, consequently, promotes active musical listening among Young people. The methodology used was the “Active Research” and the following actions were carried out pedagogically and musically: preparatory workshops, elaboration of didactic material and didactic recital. The work was conducted in a public high school in the city of Rio Branco – Acre, involving 106 students. The data were collected through questionnaires and all actions were recorded in audio-visual. The results revealed that both the Recital, with the didactic material, and the Workshops contributed to the transformation of passive listening to music and to expand the repertoire of the participants, and pointed out that it is a kind of musical-pedagogical action that needs to be fostered in the school environment.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons