Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuisGuilhermeFreitasSales_tcc.pdf271,53 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fabricia Walace-
dc.contributor.authorSales, Luis Guilherme Freitas-
dc.identifier.citationSALES, Luis Guilherme Freitas. A virgem, o eu e o sol: imagens na poética de Sousândrade. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de analisar, no terceiro poema do livro Harpas Selvagens (1857), do poeta maranhense Sousândrade (1832-1902), como o autor constrói a individualidade de uma imagem poética ao mesmo tempo que a relaciona com a construção de outra. O estudo das obras de Sousândrade se relaciona muitas vezes com a revisão de cânone. Após a "revisão de um processo de ouvido" empreendida pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos (2002, p. 23), muitos pesquisadores têm retomado os estudos sobre o poeta, nos quais sua maior obra, O Guesa (SOUSÂNDRADE, 2012), poema épico escrito por ele em 1888, tem sido resgatada e melhor compreendida com o passar do tempo. Antes dele, porém, Sousândrade escreveu diversos poemas líricos, de ampla complexidade e ricos em subjetividade poética. Por isso, neste artigo, com base na análise poética e nos métodos da Literatura Comparada, pretende-se empreender um aprofundamento na poesia lírica sousandradina, especificamente no terceiro poema, denominado “ao sol”. O foco do trabalho será o desenvolvimento e a compreensão da forma com que os elementos principais do poema são representados e relacionados entre si, a fim de construírem um universo poético bastante complexo, com o uso de elementos da tradição romântica ao mesmo tempo em que o poeta imprime fortemente seu próprio estilo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPoesia brasileirapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura comparadapt_BR
dc.subject.keywordRomantismopt_BR
dc.titleA virgem, o eu e o sol : imagens na poética de Sousândradept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-11T12:46:07Z-
dc.date.available2021-08-11T12:46:07Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28119-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study has the goal to analize, in the third poem from the book Harpas Selvagens (1857), from the poet Sousândrade, born in Maranhão, how the author builds up the individuality of a poetic scene at the same time he connects it with another one. The study of Sousândrade's works is very often related with the review of the canon. After the "review of a process by ear" undertaken by the brothers Augusto and Haroldo de Campos (2002, p. 23), many researchers have been resuming their studies about the poet, in which his biggest work, O Guesa (SOUSÂNDRADE, 2012), epic poem written by him in 1888, has been rescued and better comprehended with time. Although, before this, Sousândrade wrote many lirical poems, of high complexity and rich in poetic subjectivity. That is why, in this article, based on the poetic analysis and on the methods from Comparative Literature, it is intended to undertake a deepening into the sousandradinan lirical poetry, specifically in the third poem, named "in the sun". The focus of this work is the development and comprehension of the way the main elements of the poem are representend and related to each other, to build a poetic universe complex enough, using the elements of the romantic tradition at the same time the poet strongly marks his own style.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.