Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28094
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoseRonaldoKizamDaSilva_tcc.pdf526,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Setor de diversões, uma tristeza : o papel construtivo da mídia no processo de marginalização e decadência do setor de diversões sul
Autor(es): Silva, José Ronaldo Sousa Kizam da
Orientador(es): Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
Assunto: Setor de Diversões Sul (DF)
Análise do Discurso Crítica (ADC)
Correio Braziliense (Jornal)
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 9-Ago-2021
Referência: SILVA, José Ronaldo Sousa Kizam da. Setor de diversões, uma tristeza: o papel construtivo da mídia no processo de marginalização e decadência do setor de diversões sul. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar qual papel o jornal Correio Braziliense, principal veículo de notícias do Distrito Federal, assumiu no processo de marginalização e de decadência do Setor de Diversões Sul. O conjunto comercial foi estudado como um lugar simbólico estigmatizado por não corresponder às intenções de ocupação manifestadas no seu projeto (REZENDE, 2014), visto que foi idealizado como peça-chave para o êxito do centro urbano de Brasília. Para tanto, aplicou-se os preceitos da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; PEDRO 1997; WODAK, 2004) e as categorias analíticas do Modelo Tridimensional de Fairclough (2001) para analisar as estratégias discursivas utilizadas na reportagem Setor de Diversões, uma tristeza (1976) e ilustrar o papel mediador e construtivo das instituições midiáticas enquanto mediadoras do discurso público e do relato da vida social (THOMPSON, 2011; WODAK, 2004). Os resultados demonstram a criação de estereótipos e a hierarquização de práticas sociais a nível institucional por parte do jornal e o uso de formas discursivas que estabelecem valores hegemônicos e reverberam na formação de espaços marginalizados no imaginário social da população brasiliense.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.