Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2799
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LetíciaFigueiredoGuedes (2).pdf423,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influências históricas e políticas no ensino de língua portuguesa no Brasil : problematização sob uma perspectiva de letramento – a presença da leitura e da literatura na sala de aula
Autor(es): Guedes, Leticia Figueiredo
Orientador(es): Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto: Letramento
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: GUEDES, Leticia Figueiredo. Influências históricas e políticas no ensino de língua portuguesa no Brasil: problematização sob uma perspectiva de letramento – a presença da leitura e da literatura na sala de aula. 2011. 60 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A finalidade maior que norteia este trabalho é contribuir para as reflexões acerca da política de ensino de língua no Brasil e sua aplicação na prática escolar. Para tanto a análise girará em torno de como política e acontecimentos históricos delineiam o quadro da educação no Brasil. Educação é a ação do homem quando transmite ou modifica sua herança cultural. Não é um fenômeno neutro, ou seja, sofre os efeitos da ideologia, pois está de fato envolvida na política (Aranha, 2006). Considerando os objetivos do ensino de língua portuguesa constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio (instrumento que norteia a operacionalização das Leis de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, a última em vigor Lei no 9.394, de 1996, que regulamenta a educação no Brasil), para compreender, como objetivo geral, as abordagens do uso do texto literário em sala de aula atendendo a esses parâmetros, é necessário um resgate histórico desse uso, bem como de sua valoração a partir do momento em que a disciplina língua portuguesa tornou-se curricular até os dias atuais. Esse resgate histórico passa, principalmente, por acontecimentos históricos e políticos do sistema educacional brasileiro, objetivando analisar fatores que atuaram nesse sistema educacional e que são responsáveis pelos seus problemas atuais advindos de seu processo histórico. Para tanto, será traçado um histórico de como o texto literário foi trabalhado em sala de aula no ensino de língua portuguesa, desde que essa disciplina se tornou curricular no Brasil até os dias atuais, para compreender os problemas atuais desse uso no sistema de ensino. Além de relacionar a presença da literatura com fatores históricos e políticos, e sua influência no sistema educacional, o que modificou as abordagens de uso do texto literário na sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons