Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaBarboza_JanioTeixeira_EmersonNogueira_LuizOliveira.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Escuta ativa e compreensão musical : relato de uma experiência de formação de plateia em Cruzeiro do Sul – AC
Autor(es): Barboza, Maria da Glória da Silva
Teixeira, Jânio Carlos Ramos
Nogueira, Emerson Marques
Oliveira, Luiz Carlos de
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Música - instrução e estudo
Música - análise, apreciação
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: BARBOZA, Maria da Glória da Silva et al. Escuta ativa e compreensão musical: relato de uma experiência de formação de plateia em Cruzeiro do Sul–AC. 2011. 99 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul, 2011.
Resumo: Este é um projeto de pesquisa que visou à formação de público a partir de uma vivência musical consciente e ativa do repertório dos formandos por meio de ações didático-musicais, tendo como perspectiva levar os participantes a refletir e melhor compreender a música, seus materiais sonoros e sua organização no discurso musical, bem como a sua contextualização sociocultural. Como estratégia de formação de público para o Recital Didático, realizamos com os alunos participantes atividades musicais teóricas e práticas, voltadas especialmente à apreciação musical. O recital contou com a presença de alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio, em Cruzeiro do Sul - Ac. Numa perspectiva de interação musical, a programação teve a inclusão de participantes da plateia na apresentação do recital dos formandos, em que aqueles foram induzidos a interagir musicalmente com os músicos. O projeto desenvolvido pelo grupo de alunos do Ensino a Distância da Universidade de Brasília incluiu atividades de apreciação e execução musical, envolvendo todo o conjunto participante do trabalho. As atividades desenvolvidas no decorrer do projeto foram avaliadas por dados coletados antes, durante e depois do recital didático-musical. Como técnicas de coletas de dados, foram utilizados questionários e depoimentos de alunos e dos professores da Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral, local onde aconteceram as atividades educativas do projeto. Durante as oficinas, os participantes vivenciaram diferentes situações de prática musical, que os capacitaram a analisar uma peça de forma crítica e consciente, propiciando o desenvolvimento da compreensão musical. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This is a research project that aimed to generate public interest from a conscious and active musical living based in the repertoire of the students through educational-musical action. Aiming to carry the participants on an reflection about music understanding, their sound instruments and their tune in the musical discourse, as well as musical socio-cultural context. As a strategy to generate public interest for the Didactic Recital we conducted with participating students theoretical and practical musical activities, especially focused on musical taste. The concert was attended by students of 1st and 2nd year of High School, located in Cruzeiro do Sul City, Acre State. From a perspective of musical interaction, the showing include participants from the audience in the presentation of the recital of the trainees, in which those were induced to interact musically with the musicians. The project was developed by distance learning students from University of Brasilia and its evaluation included activities such as musical performance which involved all the participants in collaborative learning. During the project were collected dada before the process, during and after the didactic recital. As data collection techniques were used questionnaires and interviews with students and teachers from Professor Flodoardo Cabral High School, where the project educational activities took place. During the workshops, participants experienced different situations of musical practice, which enabled them to analyze a piece of music critically and consciously, stimulating them to development the musical understanding.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons