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dc.contributor.advisorSousa Júnior, Rafael Timóteo de-
dc.contributor.authorCarvalho, Augusto Sávio Lima-
dc.contributor.authorCastro, João Henrique Pinto de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Augusto Sávio Lima; CASTRO, João Henrique Pinto de. Sistema IoT para suporte à administração escolar. 2017. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractUm grande problema nas Escolas Públicas do Distrito Federal é a evasão escolar, que eleva o índice de permanência dos alunos em uma mesma série, contribuindo para um baixo rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Gera também, uma cultura desagradável dentro de uma comunidade escolar, pois a vaga acaba sendo desperdiçada com o abandono do discente. Outra situação desfavorável é a falta de contato entre a escola e os responsáveis pelos alunos, que muitas vezes não ficam sabendo das faltas, tendo ciência apenas quando ele já se encontra reprovado e em condição de abandono pelo sistema escolar. Isso acarreta conflitos familiares e jurídicos, tendo em vista que a lei do Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 53o, garante ao estudante o acesso à escola pública. Com o objetivo de reduzir esse problema da evasão escolar, foi idealizada a construção de um "software" para monitorar a entrada e saída dos alunos de uma Escola, auxiliando a gestão no monitoramento da frequência dos estudantes e facilitando a comunicação como os seus responsáveis. Assim sendo, foi organizado um trabalho, primeiro, foram realizadas entrevistas com alunos e funcionários de uma Unidade Escolar, em seguida foi construído o "software" para implantação do sistema de controle e, por último, foram treinados os funcionários para que pudessem manipulá-lo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)pt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - desempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordInternet das coisaspt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.titleSistema IoT para suporte à administração escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-19T15:37:19Z-
dc.date.available2021-07-19T15:37:19Z-
dc.date.submitted2017-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27961-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1A major problem in the Public Schools of the Distrito Federal is school dropout, which raises the permanence index of students in the same grade, contributing to a low income in the Basic Education Development Index (IDEB). It also generates an unpleasant culture within the school community, as the vacancy ends up being wasted with the abandonment of the student. Another unfavorable situation is the lack of contact between the school and those responsible for the students, who often do not know about the absences, being aware only when he is already rejected and in a condition of abandonment by the school system. This leads to family and legal conflicts, since the statute of the Child and Adolescent Statute, article 53, guarantees the student access to the public school. With the aim of reducing this problem of school dropout, it was conceived the construction of a software to monitor the entrance and exit of the students of a School, assisting the management in the monitoring of the frequency of the students and facilitating the communication as its responsible ones. Therefore, a work was organized in several stages. First, interviews were conducted with students and staff of a School Unit, then we built the software, deployed the system, and trained employees to manipulate it.pt_BR
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