Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2795
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MicheleMirandaCostaCouto.pdf6,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Transitividade verbal e objeto nulo : uma análise na produção textual de estudantes da Universidade de Brasília
Autor(es): Couto, Michele Miranda da Costa
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Língua portuguesa - verbos
Universidade de Brasília (UnB)
Produção textual
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: COUTO, Michele Miranda da Costa. Transitividade verbal e objeto nulo: uma análise na produção textual de estudantes da Universidade de Brasília. 2011. 50 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português e Respectivas Literaturas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente monografia propõe analisar a ocorrência do fenômeno do objeto nulo na produção textual de alunos do ensino superior da Universidade de Brasília. Temos, também, como objetivo verificar se o gênero textual influencia na ausência do objeto nos textos em análise. O fenômeno envolve discutir primeiramente o conceito de transitividade verbal. Notadamente, há poucos estudos teóricos sobre a relação entre transitividade verbal e a ocorrência do objeto nulo. Entretanto, os poucos estudos que há são facilmente distinguidos entre aqueles de base tradicionalista ou de base funcionalista, que tratam a transitividade de forma vaga, não a considerando como propriedade do verbo, mas da sentença, e aqueles que estudam a transitividade como propriedade do verbo, numa visão própria da semântica lexical e das teorias projecionistas. Esta monografia discute ambas as perspectivas acima citadas, e adota o posicionamento de que a transitividade é propriedade do verbo. Por isso, após abordar a transitividade sob a visão da gramática tradicional (capítulo I), trata também da transitividade nos estudos linguísticos recentes sobre o tema (capítulo II). Posteriormente, no capítulo III, fazendo uso desse arcabouço teórico e abordando alguns pontos relevantes das pesquisas já realizadas por linguistas, são analisados os dados de corpus de textos redigidos por alunos do ensino superior da Universidade de Brasília. Por fim, são feitas as considerações finais a respeito do trabalho e tema proposto para esta monografia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons