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Título: Aplicação da teoria de resposta ao item para itens dicotômicos do vestibular da UnB
Autor(es): Moraes, Rafael Rezende de
Orientador(es): Gomes, Antônio Eduardo
Assunto: Universidades e faculdades - ingresso
Correlação (Estatística)
Teoria de resposta ao item
Data de apresentação: 1-Nov-2018
Data de publicação: 1-Jul-2021
Referência: MORAES, Rafael Rezende de. Aplicação da teoria de resposta ao item para itens dicotômicos do vestibular da UnB. 2018. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as notas (escores) e o efeito da não resposta nos escores dos indivíduos que realizaram o vestibular do segundo semestre de 2014 da UnB, realizado pelo CEBRASPE, de acordo com os métodos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é atualmente aplicado no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Esta análise começa com uma análise descritiva das respostas dos indivíduos que realizaram a mesma, seguida por algumas comparações dos escores calculados. A primeira comparação é em relação ao Método Convencional e o Modelo de Resposta Gradual (MRG), e posteriormente a comparação entre este e o Modelo dicotômico de 3 parâmetros também da TRI, tomando a não reposta como erro no de 3 parâmetros. O modelo do MRG poderia ser um substituto do método convencional com o intuito de melhorar a avaliação do traço latente dos indivíduos, visto que a teoria da resposta ao item possui algumas vantagens. Os resultados se mostraram bem parecidos comparando às notas estimadas pelo MRG, sendo assim uma opção eficaz na avaliação. Em relação a questão do efeito da não respostas no escore estimado, foi notado que o modelo politômico (MRG) favorece os indivíduos com escore mais elevado.
Abstract: The paper aims to analyze the scores and the effect of the non-response in the scores of people that participated in the UnB’s admission test of the second semester of 2014, conducted by CEBRASPE, according with the Item Response Theory (IRT) methods, which is nowadays used in ENEM (a national exam of the high school). This study begins with the analysis of the responses of each individual, followed by some comparisons of the calculated scores. The first comparison is regarding the conventional method and the Gradual Response Model(GRM), and therefore the comparison between the last and the dichotomous model of 3 parameters either of the IRT, taking the non-response as an error in the second model. The model of GRM could be a substitute for the current method with the intent to improve the evaluation of the latent trace of the individuals, since in item response theory have some advantages. The results were very close compared with the scores estimated by GRM, thus is an appelaing option for this evaluation. In relation to the question of the effect of non-responses in the estimated score, it was noticed that the GRM benefits people with highers scores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.
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