Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RafaelAlvesReis.pdf224,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Autobiografia como estilo de filosofia
Autor(es): Reis, Rafael Alves
Orientador(es): Reis, Cláudio Araújo
Assunto: Autobiografia
Filosofia
Filósofos
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: REIS, Rafael Alves. Autobiografia como estilo de filosofia. 2011. 39 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Quais são as razões que influenciam alguns filósofos a escrever a sua autobiografia? Qual é a relação que existe entre a pessoa do filosofo e a filosofia que ele faz? Por que exaltar a própria existência para defender as próprias idéias? Quais são os principais desafios de uma escrita que quer relacionar a memória com a estética de si e a transmissão de idéias? Por que poderíamos considerar obras autobiográficas como obras filosóficas? Aqui nessa monografia procuro pensar a relação que existe entre as idéias e as experiências pessoais em autobiografias de filósofos clássicos como Agostinho, Rousseau, Descartes e Nietzsche. Mostrar que é a partir das suas interpretações sobre a existência que eles resolvem escrever e expor as suas principais idéias. Nesses escritos fica claro que existe uma relação entre as suas experiências e as suas idéias. Idéias que possuíram em relação aos problemas que encontraram. E por meio da analise das causas por de traz das ações que podemos refletir sobre a natureza da filosofia e da prática filosófica. Sobre as condições que levam as pessoas a pensar e desenvolver idéias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Humanas, Departamento de Filosofia, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2778
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons