Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PauloAugustoMiguelDeSouza_tcc.pdf3,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Plataforma didática para estudo de redes automotivas
Autor(es): Souza, Paulo Augusto Miguel Fonseca de
Orientador(es): Teixeira, Evandro Leonardo Silva
Assunto: Redes de comunicação automotivas
Eletrônica - instrumentos
Engenharia automotiva
Comunicação
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jun-2021
Referência: SOUZA, Paulo Augusto Miguel Fonseca de. Plataforma didática para estudo de redes automotivas. 2019. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Atualmente na indústria automotiva, vem sendo feito cada vez mais investimentos em eletroeletrônica veicular. Isso foi impulsionado principalmente pelos desejos de mais economia, conforto, comodidade e segurança. Com isso, a vários módulos eletrônicos em um automóvel, e por serem muitas vezes desenvolvidos de maneira independente, a necessidade de comunicação entre os sistemas, pois muitas são necessárias as trocas de dados. Com essa dependência e com a necessidade de se comunicarem, fez com que a indústria automotiva desenvolvesse meios de comunicação. Contudo esses sistemas se tornam cada vez mais complexos de serem desenvolvidos e por isso tem se difundido uso do MBD. A partir disso, esse trabalho a placa apresenta uma plataforma, uma solução, que auxilia no desenvolvimento de projetos de arquitetura as eletroeletrônicas envolvendo as redes de comunicação CAN com o MBD. A partir dessa solução foram feitos cinco estudos de casos, com diferentes graus de dificuldade, para validarem a funcionar habilidade e a viabilidade da plataforma. Por fim, são apresentados os resultados dos estudos de caso desenvolvidos, e com isso, foi verificado que como a plataforma possui limitações, o último estudo teve seu desempenho afetado, o que gerou maiores tempos de transmissão de dados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia Eletrônica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.