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dc.contributor.advisorConke, Leonardo Silveira-
dc.contributor.authorMarçal, Sarah de Mendonça-
dc.identifier.citationMARÇAL, Sarah de Mendonça. Consumo colaborativo: um estudo sobre a percepção dos consumidores. 2020. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)–Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO consumo baseado no acesso surge com o avanço tecnológico, alterando as ações tradicionais de consumo. Esse modelo econômico também conhecido como consumo colaborativo, economia de compartilhamento, consumo peerto-peer, entre outros nomes, tem como objetivo possibilitar que as pessoas tenham acesso a diversos produtos sem precisar ter a posse dos mesmos. Dentro desse modelo, as transações para usufruir do compartilhamento podem ser através de uma troca monetária ou não. O objetivo com este estudo foi identificar os principais motivos que fazem os consumidores optarem pelo compartilhamento de bens ao invés da posse do produto. O estudo foi realizado de forma quantitativa por levantamento, e, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário para os clientes das plataformas Uber/Netflix, Aleggro e Boomerang, obtendo um total de 174 participantes. Os resultados foram interpretados através de estatísticas descritivas e apontaram que, apesar de ser uma forma de consumo que está crescendo, as pessoas ainda parecem preferir ter a posse do produto. Além disso, o aspecto financeiro tende a ser o fator que mais influencia sobre a decisão de possuir ou acessar e a maioria das pessoas vão aderir ao sistema de acesso somente quando ele for mais vantajoso financeiramente. Impactos ambientais e sociais que o consumo colaborativo propicia não são levados tanto em consideração no primeiro momento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEconomia compartilhadapt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - preferênciapt_BR
dc.subject.keywordConsumo (Economia)pt_BR
dc.titleConsumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-07T18:22:25Z-
dc.date.available2021-06-07T18:22:25Z-
dc.date.submitted2020-10-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27639-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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