Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27637
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MateusDeJesusDeOliveiraFelix_tcc.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto de treinamento, em profundidade e amplitude, sobre o desenvolvimento de competências de servidores de uma organização pública federal
Autor(es): Felix, Mateus de Jesus de Oliveira
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Treinamento profissional
Competências organizacionais
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 7-Jun-2021
Referência: FELIX, Mateus de Jesus de Oliveira. Impacto de treinamento, em profundidade e amplitude, sobre o desenvolvimento de competências de servidores de uma organização pública federal. 2020. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Ações de treinamento são indicadas para a melhoria do desempenho no trabalho. Estas ações são baseadas em lacunas de competência considerando-se as expectativas de desempenho do cargo. O presente estudo teve como objetivo geral descrever a influência do treinamento no trabalho, mensurado em termos de impacto tanto em profundidade como em amplitude, do curso ‘Processo do Trabalho’ – Módulo I e II, sobre o desenvolvimento de competências. A natureza deste estudo foi classificada como quantitativa e descritiva. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário segmentado em três partes principais. A primeira parte do instrumento é relacionada à avaliação de impacto em profundidade do Curso. Este instrumento foi construído, para fins de realização desta pesquisa, e foi validado semanticamente por servidores da organização em questão. O instrumento de impacto em profundidade foi desenvolvido utilizando como referência o material didático do curso. A segunda parte do instrumento se refere à avaliação de impacto em amplitude, já validado por Abbad (1999). A terceira parte do questionário mensurou competências, por meio da aplicação da medida já validada por Reis (2011). O estudo contou com uma amostra total de 27 colaboradores (população de 105 participantes o que representou 25,72%). Após a coleta de dados, foi utilizado o software SPSS versão 20.0, para a análise e interpretação dos dados. Os resultados encontrados, no geral, mostram que o curso teve impacto positivo sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos no treinamento tanto aos participantes do módulo I como também aos participantes do módulo II. Foram encontradas correlações positivas que variaram, em sua maioria, de moderadas a fortes, em ambos os módulos, com destaque para o módulo II, que obteve um maior número de correlações fortes entre as dimensões analisadas. Como limitações, podem ser citadas a baixa participação dos colaboradores e a pandemia da Covid-19 que impossibilitou a aplicação presencial do questionário. Como recomendação, sugere-se que o tema seja aplicado em amostras maiores, para que seja possível ter um resultado mais próximo da realidade assim como a própria Organização investir em ações de revisão/melhoria do treinamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.